O planejamento estratégico tornou-se um termo chave no cotidiano de empresas e startups de todos os segmentos. Mas quando o uso de um termo se torna corriqueiro, existe o risco do seu esvaziamento, que mais serve para confundir do que orientar e contribuir para um melhor desempenho.
Assim, para que um planejamento e, mais especificamente, um planejamento estratégico de uma empresa contribua de fato para o cumprimento de metas e objetivos, é preciso clareza ao lidar com os conceitos e utilizá-los de forma prática.
O objetivo deste conteúdo é, portanto, explicar o conceito de planejamento estratégico como aplicado no contexto de empresas e startups hoje. Para isso, além de apresentar o conceito, tratamos ainda dos tipos de planejamento estratégico mais utilizados, as etapas para colocá-lo em prática e as ferramentas mais usadas nesse processo.
Continue a leitura e entenda como aplicar o planejamento estratégico no seu negócio!
O que é planejamento estratégico?
De modo sucinto, podemos definir o conceito de planejamento estratégico como um processo sistêmico, dedicado à identificação de melhores condições e formas de se executar as atividades essenciais para a gestão, visando ainda as janelas de oportunidades que possam gerar vantagens.
Em outras palavras, o planejamento estratégico consiste em um conjunto de processos metodológicos que ― com a realização de análises de contexto, metas, necessidades, etc ―, determinam qual deve ser a postura e atitudes da empresa.
Naturalmente, o planejamento estratégico deve ser feito analisando cenários conhecidos e pré-estabelecidos, para então definir as metas a serem perseguidas e ações que vão concretizá-las.
Qual é o objetivo?
No contexto de alta competitividade das empresas e startups, que ganhou novas dimensões com a digitalização de vastos segmentos, o planejamento estratégico tem um papel essencial para manter o negócio em condições de se sustentar.
Com medidas para curto, médio e longo prazo, o planejamento estratégico das empresas favorece a organização e ajuda a alcançar uma série de benefícios, como aumento da eficiência nos processos, redução de custos, aumento nas receitas, conversão de mais clientes etc.
Portanto, um planejamento estratégico ajuda a determinar o que deve ser feito, por que e como fazer. Assim, fornece orientações táticas e operacionais de forma prática para toda a equipe da organização.
Se você ainda está na etapa de concepção da sua empresa, confira nosso conteúdo sobre como fazer uma ideia de negócio acontecer!
Quais são os níveis de planejamento estratégico?
Além do planejamento estratégico, como abordamos neste conteúdo, existem outros níveis de planejamento que devem ser observados: o planejamento tático; e o planejamento operacional.
Embora existam diferenças importantes entre o planejamento estratégico tático e operacional, eles não são excludentes, podendo, na verdade, funcionar de forma complementar.
Planejamento estratégico
Como apontado nos tópicos acima, trata-se de um processo sistêmico que visa aprimorar os processos internos e identificar as oportunidades para um negócio.
Assim, o planejamento estratégico é o processo central de planejamento para uma empresa, sendo fundamental para orientar ações em todos os níveis e garantir que a empresa cresça de forma sustentável e escalável.
Mas, para obter resultados ainda melhores, o planejamento estratégico pode ser complementado com o planejamento tático e o planejamento operacional, que apresentamos a seguir.
Planejamento estratégico tático
O planejamento estratégico tático é aplicado quando há necessidade de definir diferentes abordagens em setores ou áreas específicas de um negócio.
Dessa forma, não é necessário submeter todos os colaboradores da organização às orientações expressas no planejamento. De modo geral, o foco de orientações no planejamento estratégico tático se concentra nos gerentes e nos cargos de liderança de cada setor.
Nesse tipo de planejamento, costuma-se estabelecer objetivos específicos com prazo de duração média de um a três anos.
Planejamento estratégico operacional
O planejamento estratégico operacional, na prática, funciona mais como a definição de processos para a execução de determinada tarefa. Isto é, ele é o fator responsável pela manutenção das ações, garantindo que estejam sempre alinhadas aos objetivos.
A principal diferença do planejamento estratégico operacional para o tático está no fato do primeiro contemplar todos os setores de uma organização – cada um envolvido com uma parte específica das práticas operacionais, naturalmente.
Outra diferença se dá no prazo, que no caso do planejamento estratégico operacional é curto, com avaliações e redefinição semestral ou trimestral de metas.
Quais são as etapas do planejamento estratégico?
Agora você pode estar se perguntando: “Mas como fazer o planejamento na prática?”.
As etapas da elaboração de um planejamento estratégico podem variar bastante, conforme o contexto de atuação, as necessidades e prioridades da empresa.
Contudo, de modo geral, os passos a seguir podem ser seguidos em qualquer cenário, seja para produzir um planejamento estratégico para pequenas empresas ou para grandes negócios!
Diagnóstico
O processo de diagnóstico consiste em reunir dados, informações e, em conjunto com a equipe de colaboradores e líderes de cada setor, entender os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças do seu segmento de atuação.
Em muitos casos, a aplicação dessa metodologia de identificação de pontos fortes, fracos, e de oportunidades e ameaças é conhecida como análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) ou ainda FOFA (Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Priorização de objetivos
Com a definição de um diagnóstico que ilustre o estado atual da empresa, faz-se então necessário determinar quais serão as metas e objetivos prioritários.
Esses objetivos e metas, é claro, devem estar alinhados com o que foi identificado preliminarmente e podem ser mais facilmente definidos a partir de perguntas como:
- “Quais são as iniciativas mais urgentes de se executar?”
- “Quais dessas iniciativas terão maior impacto imediato para a organização?”
- “Qual impacto é mais importante no momento (obtenção de clientes, redução de custos, aumento de receita etc.)?”
- “Quais as possíveis reações da concorrência frente a um novo cenário X?”
- “Como será possível medir e atestar os resultados obtidos?”
Elaboração de um plano
Com a definição de metas e objetivos, deve-se então partir para a elaboração de um plano que sistematize as atividades e os processos que permitam o cumprimento das metas.
O plano deve descrever cuidadosamente essas atividades e processos e estabelecer um cronograma com prazos e distribuição de tarefas de execução, monitoramento e avaliação.
Contudo, é preciso salientar que um planejamento deve se manter minimamente flexível para conseguir se adaptar a mudanças de cenário e expectativas.
Uma boa dica nesse momento é criar mapas mentais e organogramas que auxiliem na visualização das tarefas. Além disso, é extremamente importante eleger e definir quais serão as métricas e índices a serem monitorados para verificar o desempenho e o comprimento das metas.
Execução e gerenciamento
Com a definição de um plano, é então hora de colocá-lo em prática. Para isso, pode ser proveitosa a elaboração de um documento que explique e organize o planejamento de forma clara, facilitando a comunicação das metas, objetivos e atividades para a equipe.
O gerenciamento deve ser feito de forma constante por meio do monitoramento das atividades e métricas de desempenho. Mas, ainda assim, precisam ser realizadas reuniões periódicas de alinhamento das equipes.
Avaliação e redefinições
Por fim, todo planejamento deve ser avaliado periodicamente para passar por redefinições necessárias frente a novos cenários, novas tendências ou novas necessidades.
Esse período pode ser definido conforme a dinâmica interna da empresa, porém o mais indicado é que seja trimestral, semestral ou, em alguns casos, anual.
Para saber como cumprir as suas metas de vendas, veja nosso conteúdo com 7 técnicas de vendas para empresas que estão dando os primeiros passos no mercado!
Quais são as ferramentas mais usadas no planejamento estratégico?
Veja a seguir alguns exemplos de ferramentas usadas no planejamento estratégico que podem ser grandes aliadas para organizar a equipe, as atividades e os objetivos:
- Missão, visão e valores: ferramenta de análise indicada para definir a direção estratégica da empresa. Favorece uma reflexão sobre o papel do negócio e qual o futuro desejado pela empresa.
- Análise 360°: ferramenta para analisar pacotes de ideias e verificar quais delas representam as melhores oportunidades de negócios.
- SWOT/FOFA: ferramenta para identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças no contexto de um negócio.
- 5 forças de Porter: ferramenta voltada para análise de ambientes competitivos e determinação do melhor posicionamento possível para um negócio.
- Matriz BCG: ferramenta para análise e avaliação de carteiras de produtos oferecidos, bem como de seus ciclos de vida. Serve ainda para elaborar estratégias de vendas.
Para concluir este conteúdo, se você tem dúvidas sobre como começar a elaborar um planejamento na sua realidade empreendedora, conheça o suporte oferecido pelo Hub.RO, um espaço de fomento e incentivo ao empreendedorismo inovador!