COMUNICANDO COM EXCELÊNCIA: conheça 5 dicas de oratória para melhorar sua comunicação.

Sumário

Uma boa oratória pode inspirar, influenciar e motivar pessoas. Ela impressiona, seja em discursos públicos ou até mesmo em uma conversa com amigos, e quem está habituado ao mundo dos negócios sabe que um bom discurso pode ser a chave na hora de fechar uma parceria, vender sua ideia ou gerar conexões.

A oratória é uma habilidade valiosa em diversas situações e que pode abrir várias portas para o seu negócio, sendo assim, é importante estar sempre preparado para as oportunidades que podem surgir. Nesse artigo separamos 5 dicas para ajudar a aprimorar sua oratória, confira:

CONHEÇA O SEU PÚBLICO:

Entenda quem são as pessoas que estarão ouvindo você e adapte seu discurso de acordo com suas necessidades, interesses e nível de compreensão.

Conhecer o público que estará presente durante a apresentação é uma forma eficiente de amenizar o nervosismo que ocorre antes e durante o discurso. Além de ajudar no controle do nervosismo, conhecer o público ajuda na estruturação e planejamento da mensagem que você quer passar.

Ao ter conhecimento de quem estará ouvindo você e ter o seu discurso bem estruturado, você terá menos chances de se perder durante a fala, além de atingir o objetivo final, que é transmitir a mensagem ao público. 

INTERAJA COM OS OUVINTES:

Interagir com os ouvintes durante uma apresentação é uma maneira eficaz de manter o interesse e envolver a audiência. Algumas dicas simples, mas muito importantes para gerar conexão são:

  • Estabeleça contato visual;
  • Conte histórias ou situações envolventes;
  • Faça perguntas; 
  • Abra espaço para que a audiência também tire suas dúvidas.

É importante lembrar que a interação eficaz requer prática e adaptação ao contexto específico da sua apresentação e audiência como vimos no ponto anterior. Esteja aberto ao diálogo e ajuste sua abordagem conforme necessário para criar uma experiência mais envolvente e interativa.

UTILIZE RECURSOS AUDIOVISUAIS:

A utilização de elementos audiovisuais durante a apresentação pode aumentar significativamente o impacto e a compreensão do público. Vídeos, imagens, gráficos, áudios podem servir como suporte para estruturar a ideia que você quer passar, proporcionando ao público exemplos e ilustrações em tempo real do assunto que você está falando.

Além de uma maior compreensão do público, a utilização desses elementos oferece maior segurança, afinal, caso ocorra algum esquecimento, os recursos podem ajudar a relembrar e guiar o restante da apresentação.

Dica extra: jamais leia o material para o público! Ele serve apenas para suporte e ilustração do conteúdo, ler o material durante toda a apresentação passa para o público uma sensação de despreparo e pode prejudicar sua credibilidade.

EVITE OS VÍCIOS DE LINGUAGEM:

Vícios de linguagem são expressões muitas vezes involuntárias, que aparecem entre uma frase e outra, com o objetivo inconsciente de preencher o silêncio.

Evitar essas expressões durante sua apresentação é fundamental para transmitir uma imagem profissional, manter a clareza de suas ideias e garantir a atenção da audiência. Treino e prática são cruciais para acabar com os vícios, se você domina completamente o conteúdo que irá repassar, a tendência é de que esses vícios se tornem menos frequentes.

TREINE E PRATIQUE VÁRIAS VEZES:

Quanto mais você praticar, mais confortável e confiante ficará durante a apresentação. 

Faça ensaios completos da apresentação, do início ao fim, para garantir que você esteja confortável com a transição entre os diferentes tópicos. Além disso, treine também respostas a perguntas que podem surgir.

Outra dica importante é solicitar feedbacks de amigos ou mentores, eles podem oferecer insights valiosos que podem passar despercebidos por você.

Praticar seu discurso várias vezes é essencial para se familiarizar com o conteúdo, mas tenha cuidado, evite parecer ensaiado demais. Busque naturalidade e autenticidade. 

Desenvolver uma boa oratória é fundamental para profissionais de diversos ramos, no entanto, é preciso compreender que essa habilidade é construída através da superação de barreiras, prática e treinamento constante. Portanto, esteja sempre se aperfeiçoando e buscando novas formas de aprimorar sua oratória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *