Inovação em modelos de negócios: inspire-se com dois exemplos de inovação

Sumário

Para consolidar um negócio no mercado atual, não é mais suficiente apenas oferecer um bom produto ou serviço – embora essa continue sendo parte essencial de qualquer empresa. Hoje, considerando a alta complexidade dos ecossistemas em que as empresas estão inseridas, a inovação em modelos de negócios se tornou um tema bastante discutido no empreendedorismo, principalmente a partir da tecnologia.

Porém, o que exatamente é a inovação nos negócios? A inovação se dá apenas com o uso de novas tecnologias? O que pode ajudar você a ter ideias inovadoras? Essas são algumas questões que buscamos responder neste conteúdo. 

A seguir, explicamos o que é inovação em modelos de negócios, quais são os principais tipos de inovação e como as empresas Terapia de Bolso e Ping colocaram em prática esses conceitos!

O que é inovação nos negócios?

O termo “inovação” vem sendo exaustivamente usado em contextos diversos para se referir a diferentes questões. Não é à toa, portanto, que muitas pessoas se sintam confusas sobre o que, de fato, significa inovar!

Muito mais do que apenas criar um novo produto ou serviço, a inovação em negócios também pode significar mudanças e aprimoramentos em práticas de rotina, processos e ferramentas, de forma a melhorar o trabalho no dia a dia das empresas e destacá-las no segmento em que atuam.

Por essa razão, para entender o que é a inovação em modelos de negócios, primeiramente, é importante esclarecer as diferentes situações em que o conceito geral pode ser aplicado.

inovação em modelos de negócios

Inovação de produtos e serviços

A inovação de produtos e serviços, de forma resumida, é caracterizada pela criação de novos produtos e serviços, ou aprimoramento dos já existentes, para solucionar um problema comum ou recorrente.

Um bom exemplo de inovação em produtos e serviços são os casos de plataformas como o iFood, que ao perceber o potencial de oferecer um canal para integrar pessoas e restaurantes de forma mais prática, criou um negócio de enorme sucesso.

Inovação de processos organizacionais

A inovação de processos do tipo organizacional contribui para o sucesso de um negócio na medida em que torna a gestão administrativa mais eficiente e prática, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Os bancos digitais são um ótimo exemplo de como a inovação de processos organizacionais pode contribuir para o sucesso de uma empresa.

O Nubank se destacou rapidamente no mercado ao inovar com os serviços de banco digital, que mudaram a lógica de processos internos em um banco.

Aplicando a lógica da digitalização, a empresa conseguiu uma grande redução no tempo de espera para serviços simples, como a abertura de conta e solicitação de cartões.

Tudo isso só foi possível com a inovação dos processos, agora digitais, mas antes baseados em documentos físicos e atendimentos presenciais.

Inovação em modelos de negócios

A inovação em modelos de negócios consiste na busca por novas formas de estabelecer um processo de entrega de produtos ou serviços. 

Isto é, pensar novas formas de oferecer um produto ou serviço de modo a atingir o público desejado e criar maior atratividade para o negócio.

Tradicionalmente, a maioria das empresas foca em produtos B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Clients). Nesse contexto, a inovação nos modelos de negócios pode ajudar a encontrar novos pontos de atuação cujo fluxo de produtos e serviços encontrará mais valor. 

Assim, hoje existem empresas com diferentes modelos, buscando encontrar o máximo de pontos de atuação em que se maximizem as oportunidades de negócios. 

Um bom exemplo de modelo de negócios inovador é a Gympass, que vem se destacando pela atuação B2B2C. Basicamente, a empresa comercializa o serviço de acesso à academias parceiras via planos contratados por empresas que, por sua vez, oferecem o benefício para os seus funcionários. 

Inovação em modelos de negócios: os cases da Terapia de Bolso e Ping

Depois de entender os principais tipos de inovação e conhecer alguns exemplos, você pode estar com a sensação de que essas práticas só funcionam em grandes empresas. 

Na verdade, muitas vezes as práticas mais inovadoras vêm de pequenas empresas e startups que começam sem muitos recursos e têm como principal valor as boas ideias para solucionar problemas reais identificados em comunidades locais.

Então, para demonstrar como a inovação em modelos de negócios é uma possibilidade ao alcance de todos, apresentamos dois cases de empresas que fazem parte do ecossistema do Hub.Ro!

inovação em modelos de negócios

Terapia de Bolso

A Terapia de Bolso começou como um blog sobre temas relacionados à psicologia, manifestando uma realização pessoal do seu idealizador, Elias Balthazar. 

Com o tempo, o site cresceu, veio a pandemia de Covid-19 e surgiu a ideia de expandir o negócio para oferecer atendimentos on-line em um momento em que a importância da saúde mental ficou em evidência em todo o mundo.

Naturalmente, Elias não foi a primeira pessoa a pensar na possibilidade de inovar oferecendo atendimentos online. Porém, o grande diferencial da sua ideia, e que fez dela uma verdadeira inovação, foi a busca pela criação de um sistema de atendimento próprio. 

Assim, a Terapia de Bolso buscou superar o problema real do uso de plataformas como Skype, que conseguem “ler” as conversas para usá-las como base de informação para veiculação de anúncios, o que representa uma questão importante para os profissionais de psicologia.

Além disso, outra inovação em modelo de negócios proposta pela Terapia de Bolso é servir como um sistema disponível para parcerias com clínicas, profissionais autônomos e outras empresas que buscam alternativas à criação de um departamento interno de psicologia.

Nesse sentido, a Terapia do Bolso saiu na frente de outras empresas com propostas parecidas, devido à importância dada às questões técnicas e legais, como respeito à Lei Geral de Proteção de Dados e a criação de um serviço SaaS (Software as a Service).

Dessa forma, a Terapia de Bolso foge ao conceito de marketplace e inova ao oferecer para pacientes, profissionais e empresas uma plataforma que facilita não só o agendamento de consultas, mas também a gestão administrativa de um consultório de psicologia.

inovação em modelos de negócios

Ping

O Ping, como muitas outras empresas inovadoras que surgem no Brasil, teve sua origem ligada ao SENAI. Com uma ideia aparentemente simples, mas bastante inovadora, a empresa vem conseguindo ampliar os negócios acima das expectativas.

Alinhado com tendências mundiais de redução na geração de resíduos, o Ping se propõe a ajudar empresas a acabarem com o uso de papel e documentos físicos nos seus processos internos.

A partir de um conceito simples, o não-uso de papel, a proposta do Ping é, por meio de um sistema processual próprio, ajudar as empresas a eliminar o uso de papel. Ao mesmo tempo, também aprimorar outros aspectos dos negócios, como segurança processual, economia de custos e agilidade de processos.

O sistema oferecido pelo Ping ajuda a criar documentos oficiais e cuidar dos encaminhamentos burocráticos de forma 100% digital, auxiliando as empresas no aperfeiçoamento da gestão operacional.

Entre as parcerias de maior sucesso do Ping, destacam-se os resultados obtidos pela UNIMED, que conseguiu digitalizar de ponta a ponta seu processo de pagamento online, garantindo, entre outros benefícios, a redução de custos e de 30% no tempo de tramitação.

Como se preparar para a inovação?

Os cases da Terapia de Bolso e do Ping surgiram a partir do trabalho de mentoria do Hub.Ro.

Com um ambiente fértil para o desenvolvimento de novos negócios e startups, o Hub.Ro apoia várias micro e pequenas empresas de Rondônia a encontrar as melhores oportunidades para inovar e, assim, conseguir mais investidores.

Se você quer criar um negócio inovador, saiba que pode contar com a estrutura e a assistência especializada do Hub.Ro para fazer isso se tornar realidade. Saiba mais!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *