Como empreender em Rondônia: tudo o que você precisa saber

Sumário

Vamos ser sinceros: empreender é uma escolha de vida. Assim como há outras vias pelas quais você pode seguir uma jornada profissional, abrir um negócio é uma possibilidade de oferecer o seu trabalho à sociedade. Na prática, essa opção passa pela mente de muitas pessoas, mas são poucas que decidem buscar informações sobre como empreender.

Para quem escolhe se dedicar a um projeto próprio, existem muitas formas de fazer isso acontecer. Uma delas, que está ganhando espaço cada vez mais significativo, refere-se à criação de negócios de impacto. São empresas que geram impacto social e/ou ambiental, ao mesmo tempo em que encontram meios de alcançar resultado financeiro positivo de forma sustentável.

Um negócio inovador e bem-sucedido pode ser a sua forma de contribuir com o desenvolvimento da sua comunidade. Como pessoa empreendedora, você se coloca como parte ativa das mudanças que precisam acontecer para transformar a cidade em que você mora um lugar melhor para se viver.

Agora, fica a pergunta: como empreender em Rondônia? Há muitos desafios – alguns comuns a empreendedores de todo o Brasil, outros associados à realidade do estado. Mas é viável e recompensador, o que vai ficar mais claro para você ao longo deste artigo.

Siga com a leitura para descobrir como se inserir no ecossistema empreendedor do estado e o que você precisa fazer para criar o seu negócio de impacto!

Como se comporta o ecossistema empreendedor de Rondônia

O estado de Rondônia tem uma população de pouco mais de 1,8 milhão de habitantes e está entre os estados menos populosos do Brasil. Em um panorama histórico, a capital Porto Velho passou por diversos ciclos de exploração territorial, caracterizando-se como local de passagem para pessoas interessadas em fazer negócios com madeira, borracha, garimpo, energia e pecuária.

No interior do estado, a ocupação aconteceu de forma diferente, com a emigração de capixabas e sulistas (provenientes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) em busca de terras para o agronegócio. Atualmente, esse setor é extremamente relevante para o PIB de Rondônia, junto ao setor de serviços e da administração pública.

Em termos de empreendedorismo inovador, Rondônia está amadurecendo. Como não houve uma priorização nesse sentido por muito tempo, ainda há um longo caminho pela frente até o ecossistema local se consolidar. Inclusive, são poucos os dados coletados no estado que permitem um entendimento sobre a situação atual.

A boa notícia é que o cenário está tomando rumos promissores nos últimos anos. Em 2019, a Tambaqui Valley ganhou força e foi a primeira comunidade de startups da Região Norte que recebeu o prêmio de Comunidade Revelação do Ano no Startups Awards 2020. Mais de 3 mil pessoas já foram impactadas pelos eventos da Tambaqui Valley.

Em 2021, a criação do Hub.Ro consagrou o momento oportuno para a inovação em Rondônia. Um espaço de fomento ao empreendedorismo inovador que oferece suporte a micro e pequenas empresas rondonienses em estágios iniciais, fomentando startups e negócios de impacto.

A cultura do empreendedorismo de impacto está sendo construída em Rondônia, deixando evidente que os moradores têm um enorme potencial para mostrar do que são capazes. Os destemidos pioneiros, como diz o próprio hino do estado.

como empreender

4 dicas de como empreender com negócios de impacto em Rondônia

Com um ecossistema em plena formação, o contexto está muito propício para investir na criação de negócios de impacto. Afinal, é o envolvimento da comunidade local que fará o ambiente empreendedor de Rondônia prosperar, trazendo uma perspectiva econômica mais diversa para o estado. Além disso, o empreendedorismo é um meio de valorizar a cultura local.

Quer fazer parte disso? Então veja a seguir algumas dicas de como empreender que vão ajudar você a abrir o seu negócio em Rondônia.  

1.  Cultive ideias e não demore para executá-las

Negócios são criados a partir de ideias. Mas, nesse caso, as ideias que podem ser melhor aproveitadas provêm de uma observação atenta do entorno para identificação de problemas que precisam de solução. Não se trata, portanto, de buscar a todo custo ter uma ideia genial, mas de se manter presente em qualquer situação do dia a dia.

Mais do que encontrar ideias, é preciso executá-las. Um negócio toma forma na prática – e quanto mais rápido isso acontecer, menores são os riscos. Por isso, direcione o seu foco para a implementação da sua ideia por meio de metodologias ágeis.

2.  Valide o problema antes de se concentrar na solução

Uma das primeiras etapas para fazer um negócio acontecer é validar o problema que originou a sua ideia. Ou seja, você se certifica de que essa suposição a respeito da realidade, de fato, tem fundamento em uma perspectiva mais ampla. Em modelos de negócios inovadores, os testes de hipóteses costumam ajudar nessa fase.

Só depois de validar o problema é que você começa a pensar na solução. É uma forma de reduzir as incertezas inerentes à criação de um novo negócio.

3.  Desenvolva a sua capacidade de escuta

Saber ouvir é uma das principais habilidades de um empreendedor. Desde o início do negócio, quando a ideia ainda pode ser comparada a um embrião, você deve compartilhar o que pensa e ouvir o que os outros têm a dizer.

A escuta segue como essencial em todas as fases do negócio, permitindo aperfeiçoamento contínuo em produtos, serviços e modelo de negócios. Esteja preparado para se adaptar com base no retorno do mercado.

4.  Faça conexões

Mesmo que você decida empreender sozinho, lembre-se de que essa aventura se torna muito mais efetiva – e prazerosa – se você faz conexões com a comunidade do ecossistema local. Você tem a chance de encontrar pessoas parceiras, mentoras e até mesmo possíveis investimentos. Além, é claro, de trocar experiências com outros empreendedores e empreendedoras e se fortalecer no processo.

Participe de eventos e frequente ambientes como hubs de inovação, coworkings e incubadoras. E não deixe de aproveitar a atmosfera empreendedora que você encontra no Hub.Ro!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *