O dom da criatividade está presente em todas as pessoas, afinal, trata-se de uma habilidade essencialmente humana. Contudo, o conceito de criatividade pode ter diferentes aplicações, sendo muito importante para certos contextos, por exemplo, a inovação em empresas.
E por mais que o conceito em si possa parecer simples, é importante entender bem a definição de criatividade para estimulá-la e favorecer o seu uso em uma empresa, equipe ou mesmo de forma individual.
Então, neste conteúdo, observamos todas as informações que você precisa para compreender o conceito de criatividade no contexto de empreendedorismo e inovação. Ainda apresentamos exemplos e os cinco elementos essenciais que compõem as bases da criatividade.
Qual é o conceito de criatividade?
É difícil especificar quando surgiu o conceito de criatividade. Mas, felizmente, isso não é tão importante para o nosso objetivo. O que mais nos interessa é a definição dessa palavra. E uma das formas de buscarmos entender o conceito de criatividade é analisando o seu significado no dicionário para, então, interpretá-lo de acordo com o contexto em questão.
Assim, segundo o dicionário brasileiro Michaelis UOL de língua portuguesa, criatividade é um substantivo feminino, que significa:
- Qualidade ou estado do ser criativo;
- Capacidade de criar ou inventar; engenho, engenhosidade, inventiva;
- Capacidade que o falante nativo tem de produzir e compreender um número enorme de enunciados em sua língua, mesmo aqueles que nunca ouviu ou pronunciou.
Logo, o conceito de criatividade, segundo o dicionário, pode ter três interpretações. A primeira está relacionada a uma qualidade ou estado natural. A segunda, mais relacionada ao nosso objetivo, à capacidade de criação e de invenção. E, por fim, a terceira faz referência aos aspectos linguísticos e à capacidade natural de compreensão de enunciados.
Contudo, para o nosso interesse, podemos focar no conceito de criatividade no empreendedorismo, cujo foco é a habilidade de pensar sobre um problema de maneira nova, proporcionando soluções criativas de problemas.
Para complementar seu conhecimento, confira também: “Processos criativos: como começar a aplicá-los no seu negócio?”
Conceito de criatividade e inovação
Independente do segmento de atuação da empresa, o conceito de criatividade e inovação tem um grande peso para o sucesso dos negócios.
Primeiramente, é importante entender que as pessoas que elaboram e baseiam suas ideias em necessidades reais, usando técnicas criativas, têm mais chances de desenvolver soluções inovadoras e disruptivas. Com isso, são capazes de se destacar no mercado, a partir de diferenciais que entregam maior valor aos clientes.
Dessa forma, a criatividade e a inovação podem contribuir para criar vantagens competitivas naturais e sustentáveis. Isso porque, ao desenvolver produtos ou serviços únicos e criar processos mais eficientes, as pessoas empreendedoras conseguem dar maior destaque para suas empresas e conquistar a confiança dos seus clientes.
Na prática, a definição de criatividade voltada para o empreendedorismo está relacionada à produção de ideias originais, cujo propósito é solucionar problemas e atender necessidades ou oportunidades de negócios no mercado em que o negócio atua. Para isso, requer a capacidade de pensar de modo não convencional, fazer conexões inesperadas entre informações e contornar desafios de forma inventiva.
A definição do conceito de inovação, por sua vez, passa pela transformação de ideias em produtos, serviços, processos ou rotinas novas, que favoreçam os clientes e a competitividade da empresa no mercado.
Portanto, podemos dizer que a inovação complementa a criatividade, transformando ideias criativas em novos produtos, novos serviços e novas práticas.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira: “Inovação em modelos de negócios: inspire-se com dois exemplos de inovação”.
Exemplos de conceito de criatividade no empreendedorismo
O conceito de criatividade no empreendedorismo, como vimos, está associado à habilidade de pensar em soluções inovadoras para problemas e demandas que sofrem com lacunas no mercado, e, assim, aproveitar uma oportunidade de negócio.
Mas, para entender melhor como a criatividade se dá no empreendedorismo, veja como alguns negócios aplicaram o conceito na prática!
Airbnb
Já com vários anos de atuação no mercado, o Airbnb se tornou uma grande empresa a partir de uma ideia simples: unir pessoas que precisam de hospedagens com bom custo-benefício e pessoas que possuem imóveis desocupados ou quartos para alugar em suas casas.
Nubank
O Nubank é um excelente exemplo de criatividade para suprir uma demanda de mercado a partir de uma leitura de tendências da sociedade. Assim, surgiu a proposta de um banco totalmente digital, que facilita as burocracias e elimina a necessidade de se dirigir às agências bancárias.
Netflix
Muita gente não sabe, mas a Netflix começou suas atividades como uma locadora de VHS sob demanda, que entregava para os clientes os filmes diretamente em casa. Pouco tempo depois, ao perceber que as pessoas já alugavam cada vez menos filmes, passou a investir em uma plataforma streaming, tornando-se referência mundial nesse modelo de negócios.
Hotmart
A Hotmart é um exemplo de empresa brasileira que se tornou um sucesso mundial, também a partir de uma proposta simples, mas que atende a uma demanda real: unir pessoas que oferecem cursos de desenvolvimento de habilidades específicas, mas não têm um meio para distribuição, e pessoas que querem desenvolver essas habilidades.
Feira preta
Por fim, citamos a Feira Preta como um exemplo de criatividade e inovação no empreendedorismo brasileiro voltado às causas sociais. A Feira Preta, realizada anualmente desde 2002 e idealizada por Adriana Barbosa, começou como uma pequena feira voltada para a cultura e empreendedorismo negros e rapidamente se tornou a maior feira do ramo em toda a América Latina.
Aproveite e confira: “Como começar uma startup: o que você precisa saber para começar?”
Quais são os cinco elementos da criatividade?
Por fim, para concluir este conteúdo, é importante destacar os cinco elementos que são considerados pilares para que a criatividade e os seus benefícios aconteçam na prática:
- Capacidade de associação: está relacionada à habilidade de uma pessoa criativa de realizar ligações que nem sempre são diretas ou evidentes com o objetivo de encontrar alternativas ou soluções para problemas e oportunidades de negócios.
- Olhar crítico: uma pessoa criativa deve estar sempre disposta a questionar tudo. Somente assim é possível pensar “fora da caixa” e encontrar possibilidades que não são visíveis para a maioria das pessoas.
- Observação atenta: a observação é um elemento importante sob diferentes aspectos, como identificar pontos de melhoria, enxergar o que os concorrentes fazem melhor, o que fazem pior, o que pode ser incorporado e aprimorado, etc.
- Networking e trabalho em equipe: criatividade normalmente depende de uma “faísca” que ilumina a pessoa para, então, ser apresentada e desenvolvida em equipe. Contudo, uma pessoa criativa entende a importância não só de contar com a ajuda de outras pessoas, como de se abrir para contribuições que visam trazer melhorias para a ideia.
- Experimentação: por fim, nenhum produto, serviço ou processo funciona da forma idealizada sem antes passar por muitos testes. A experimentação é importante para validar e melhorar as hipóteses que norteiam as atividades em desenvolvimento.
Assentado sobre estes pilares, o conceito de criatividade, quando aplicado de forma apropriada, tem um grande potencial de resultar em propostas de valor que realmente podem se concretizar em um produto ou serviço inovador.
Então, se você tem boas ideias, mas precisa de orientação e um espaço adequado para desenvolvê-las, que tal contar com a mentoria de uma incubadora especializada em micro e pequenas empresas que estão dando os primeiros passos no mercado?
Conheça o Hub.Ro e busque apoio para criar um negócio inovador e inseri-lo no mercado!