PITCH: saiba como criar uma apresentação impactante do seu negócio

Sumário

Você sabe o que é um Pitch?

Pitch é uma apresentação sobre um projeto ou empresa, feita de forma direta e breve, com o objetivo de despertar o interesse no público e vender uma ideia.

Embora pareça uma tarefa simples, para fazer um pitch encantador e que abra as portas para novas parcerias, é necessário seguir algumas etapas. Nesse artigo, falaremos sobre quais são essas etapas e como aplicar cada uma delas na sua apresentação. Continue lendo! 

CRIE UMA ESTRUTURA PARA GUIAR A APRESENTAÇÃO

Vale lembrar que não existe uma fórmula universal para a apresentação de um pitch, afinal, cada negócio possui suas peculiaridades. No entanto, ter uma estrutura para basear sua fala é fundamental para evitar se perder durante o pitch, afinal, por se tratar de uma apresentação mais curta, é necessário transmitir as informações mais relevantes para a sua audiência. 

CONHEÇA A SUA AUDIÊNCIA

Outra etapa essencial da pré-apresentação é conhecer o público para o qual você irá se apresentar. Ter esse conhecimento é crucial para poder estabelecer uma conexão com o público, escolher a melhor abordagem e utilizar a linguagem ideal para conseguir se comunicar da melhor forma possível. 

Se a sua apresentação for voltada para um grupo de CEOs, a abordagem será diferente da utilizada para se dirigir a um grupo de outros empreendedores, por isso, a importância de conhecer bem a sua audiência.

EXPLIQUE QUAL PROBLEMA SEU PROJETO PRETENDE RESOLVER

Ao criar uma estrutura para guiar a sua apresentação, antes de começar a falar de qual a solução criada pelo seu negócio, é imprescindível falar primeiramente de qual o problema que o seu negócio se propõe a resolver. Além disso, uma outra abordagem possível é contar de onde surgiu a motivação para a criação do negócio.

Explique sobre o problema ou necessidade que o seu negócio se propõe a resolver, e, muito importante, quem sofre desse problema. Fale sobre o seu mercado de atuação, os seus potenciais clientes, o tamanho total desse mercado, tendências de crescimento ou disrupção, qual fatia do mercado que o seu negócio busca alcançar, etc.

Uma dica muito valiosa é basear todos os dados apresentados em fontes confiáveis e que façam sentido, dessa forma, a sua argumentação ficará ainda mais convincente e confiável.

O importante é mostrar que o problema é real e qual a importância de resolvê-lo!

FALE SOBRE A SUA SOLUÇÃO

Agora que o seu público já entendeu o problema que o seu negócio está tentando resolver, é o momento de expor a solução desse problema.

Esse é um dos momentos mais cruciais da sua apresentação, deve ficar claro como a sua solução funciona, quais os benefícios que o cliente ganha usando-a e além disso, se for necessário e possível, uma breve demonstração ao vivo da sua solução pode ajudar o público a compreender ainda mais a sua proposta de solução. 

Novamente, é muito importante falar na linguagem de quem está ouvindo. Evite termos complexos se o seu público não tiver um certo nível de conhecimento técnico, seja claro e torne a sua solução compreensível para todos que estiverem presentes.

DIFERENCIAL

  • Qual o diferencial do seu negócio? 
  • Quais as vantagens?
  • Porque investir na sua ideia?

Esse é o momento de reforçar as suas vantagens competitivas perante a solução dominante no mercado. Se prepare bem para essa etapa da sua apresentação, afinal, se destacar ao mostrar o diferencial que só o seu negócio tem, pode ser crucial para conquistar ainda mais o seu público.

PROPOSTA

Nessa etapa, se você estiver se apresentando para um(a) investidor(a), deve evidenciar qual o estágio do seu negócio, qual valor do investimento que está buscando, como e para o que será utilizado.

Se você estiver apresentando para um cliente, deve apresentar qual a sua proposta de valor, como você irá agregar valor para seu cliente ao resolver o problema dele.

CONCLUSÃO

Ao finalizar a sua apresentação, abra espaço para perguntas. Se você se planejou para a apresentação do seu negócio, é natural que domine todos os temas, inclusive aqueles que não foram abordados durante a apresentação. 

Então, esteja disponível para responder todas as dúvidas do seu público, de forma a deixar a sua proposta o mais compreensível possível para todos os que estão presentes.

O Pitch é uma excelente oportunidade para transmitir sua ideia, deixar claro o seu potencial e fechar parcerias incríveis para o seu negócio. Portanto, siga essas dicas e domine essa modalidade de apresentação! 

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