Da teoria à prática: como um negócio pode se tornar exemplo de criatividade e inovação

Sumário

Para inovar basta ter criatividade? A resposta é não! Embora seja fácil traçar um paralelo entre os dois conceitos, não podemos afirmar que ambos tenham o mesmo significado. Essa confusão é comum, mas a relação entre os termos fica mais clara à medida que você entende cada um separadamente e sabe como se forma um exemplo de criatividade e inovação. 

A diferença entre criatividade e inovação fica um pouco mais evidente se você analisar o que acontece com grande parte dos negócios atualmente. Mesmo com pessoas dispostas a sugerir novas ideias, não há processos dentro da empresa que sirvam de direcionamento para levá-los adiante. As soluções não são testadas, muito menos implementadas. O potencial criativo se perde, assim como toda a capacidade de gerar inovação.

Essa situação se repete em muitas empresas, né? Pode ser que seja assim no seu negócio ou na organização em que você trabalha. Mas é possível achar um caminho para se tornar um exemplo de criatividade e inovação, e a gente tem certeza de que este artigo vai ser muito útil para ajudar a encontrá-lo!

Como os conceitos se relacionam em um exemplo de criatividade e inovação?

Antes de buscar referências práticas, é muito importante se debruçar na teoria e absorvê-la. Geralmente, os equívocos relacionados à inovação surgem da falta de compreensão sobre alguns conceitos básicos. Por exemplo, você saberia explicar o que quer dizer criatividade? Calma que a gente vai ajudar!

Criatividade é uma capacidade do ser humano de imaginar novas ideias por meio de associações e conexões. Fazemos isso com frequência, de forma espontânea. Mentalmente, relacionamos diferentes informações e, a partir disso, criamos coisas ou conceitos inéditos. Apesar de ser uma habilidade natural, a criatividade se expressa muito mais quando estimulada.

Por outro lado, o conceito de inovação se concentra na resolução de problemas reais em ambientes com alto nível de incerteza. Quando uma ideia é capaz de solucionar um desses problemas, o valor dela é percebido pelas pessoas. Assim se materializa uma proposta inovadora. 

A criatividade é essencial para a inovação acontecer, afinal, as ideias são como sementes que podem dar origem a uma nova solução. Mas esse processo só evolui quando há um conjunto de elementos, como colaboração, autonomia, abertura ao erro, disponibilidade de recursos, entre outros.   

Uma ideia só se torna inovadora de verdade depois de testada e implementada. É com entrega de valor de forma disruptiva que surge um exemplo de criatividade e inovação!

exemplo de criatividade e inovação

Fatores que incentivam a criatividade e inovação

Não há como criar um ambiente propício à inovação sem incluir o ingrediente da criatividade. Nesse ponto, mais uma confusão costuma acontecer. As pessoas associam empresas inovadoras a espaços físicos com paredes coloridas e puffs para descanso. Mas não podemos simplificar dessa forma! Existem vários fatores que são tão (ou mais) importantes para fazer um negócio ser visto como exemplo de criatividade e inovação.

Veja a seguir alguns aspectos que devem ser prioridade das empresas para prosperar com a inovação!

Autonomia

Já mencionamos esta palavra por aqui, mas agora vamos entrar em mais detalhes. Para que as pessoas consigam expressar o seu potencial criativo e aproveitá-lo no sentido da inovação, elas precisam se sentir livres para sugerir, testar e, se for o caso, errar. 

Os processos criados por uma empresa devem dar suporte às pessoas e oferecer direcionamentos, mas nunca enrijecer o processo de inovação. Empresas com estruturas flexíveis abrem mais espaço para a criatividade fluir. 

Colaboração

Sabe aquela imagem de uma empresa em que todas as pessoas compartilham o mesmo ambiente de trabalho? Então, essa é uma forma de encorajar a interação entre as pessoas de diferentes setores. A colaboração funciona como um combustível para a criatividade e inovação. 

Existem meios efetivos de incentivar a colaboração que não dependem de um espaço físico integrado. Com sessões de brainstorming, as chamadas “chuvas de ideias”, as pessoas são estimuladas a contribuir com sugestões para solucionar um determinado problema.

Recursos

As ideias só nascem e tomam forma quando há disponibilidade de recursos, o que inclui tempo, ferramentas e dinheiro. Só é possível assegurar o acesso a esses recursos a partir de um planejamento que favoreça a criatividade e a inovação. 

3 passos para transformar criatividade em inovação

Se ter ideias criativas não é suficiente para inovar, como um negócio pode se organizar para criar soluções realmente disruptivas? Não faltam cases de empresas que são exemplos de criatividade e inovação no Brasil, como a Cielo, Magazine Luiza, Embraer e a Natura. E cada uma delas encontrou os próprios processos internos. 

Mas não pense que isso só é viável em grandes corporações da Região Sudeste! Existem diversas empresas de pequeno e médio porte que sabem muito bem como inovar, inclusive aqui em Rondônia. 

Confira 3 passos que todos os negócios podem seguir para fazer a criatividade gerar soluções inovadoras. 

  1. Concepção

O primeiro passo se refere à identificação de uma ideia que tenha potencial para resolver um problema previamente conhecido. Para fazer isso, é necessário entrar em contato com as pessoas que sofrem com esse problema para entender a fundo qual tipo de solução elas precisam. Nessa etapa, podem ser feitas entrevistas e pesquisas.

  1. Validação

Depois de adequar a proposta com base nas informações coletadas na fase anterior, o próximo passo é criar um protótipo para o primeiro teste da solução. Essa experiência deve ser restrita a algumas pessoas selecionadas que tenham o perfil de possíveis clientes. As sugestões de melhoria devem ser consideradas posteriormente no desenvolvimento do MVP (Produto Mínimo Viável).

  1. Execução

Chegou a hora de lançar a solução! Mas isso tem que ser feito com cautela, em escala pequena. A forma mais indicada de começar a execução é por um segmento específico e, aos poucos, expandir a oferta, avaliando indicadores estratégicos ao longo do processo. Esse método de execução reduz riscos e permite ajustes ágeis.  

Prospere o seu negócio com criatividade e inovação!

Agora que você já conhece os conceitos e sabe como aplicá-los, tente trazer tudo isso para a realidade do seu negócio. Não deixe de buscar apoio de pessoas especializadas para ajudar você nesse processo!

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