Empresas em Porto Velho e interior de Rondônia que são exemplos de inovação

Sumário

Muitas pessoas querem aprender a inovar, mas não sabem onde buscar inspiração. Olham para os lados e, aparentemente, não encontram referências próximas. Mas ao ampliar um pouco o campo de visão, será que aparecem negócios inovadores? Pela nossa experiência, sim! Em Rondônia, basta procurar no lugar certo para achar uma empresa em Porto Velho ou no interior que desenvolveu uma solução disruptiva.

O melhor caminho para conhecer negócios desse tipo é participar de eventos que reúnem as pessoas envolvidas no ecossistema local de inovação. Essas iniciativas estão se disseminando por todo o Brasil e oferecem um espaço de aprendizado para quem deseja gerar ideias inovadoras, em contato direto com empresas que já estão no mercado.

Neste artigo, vamos apresentar negócios inovadores que nasceram em Rondônia e criaram produtos e serviços para atender às necessidades da comunidade onde estão inseridos. Nossa lista inclui empresas em Porto Velho e outras cidades, mostrando só um pouco do potencial que existe no estado.

Acompanhe o artigo para entender os diferenciais desses projetos!

5 empresas em Porto Velho e interior de Rondônia que vivem inovação

Praticar o exercício de identificar negócios inovadores pode ser muito esclarecedor no que se refere à aplicação da teoria na realidade local. O conceito de inovação prevê a implementação de tecnologias para resolver problemas e a consequente aceitação das soluções propostas.

Às vezes é difícil visualizar uma empresa em Porto Velho que invista em soluções de mercado para problemas reais. Mas na verdade, esses negócios estão por toda a parte! Inovação não se restringe a altos investimentos em produtos que rompem com a lógica de consumo atual. De modo geral, os exemplos de negócios inovadores estão em startups e empresas pequenas que identificaram uma demanda latente.

Veja a seguir quais empresas em Porto Velho e demais regiões de Rondônia estão fazendo a inovação acontecer!

Casapê: imobiliária digital

Com sede em Porto Velho e atuação predominante na capital, a Casapê funciona como uma imobiliária 100% digital. A empresa intermedia processos de venda e locação de apartamentos, casas e terrenos.

Os proprietários interessados em anunciar um imóvel na plataforma da Casapê precisam apenas fazer um cadastro on-line, sem cobrança de taxas ou contrato de exclusividade. A empresa se responsabiliza por fazer fotos da propriedade e publicar o anúncio em site próprio e demais classificados de imóveis.

Para as pessoas interessadas em compra e locação, a Casapê oferece o serviço de “encomenda”, em que o cliente descreve o imóvel que busca e recebe opções coerentes com o perfil indicado. Os anúncios mostram a localização exata por mapa, destacam as principais características da propriedade e permitem a solicitação de visitas ou mais informações.

DOTUM: software de gestão

Especializada no desenvolvimento de software de gestão, a DOTUM atende a segmentos variados: indústria, construtoras, atacadistas e distribuidores, lojistas e autônomos. A empresa do município de Pimenta Bueno oferece uma plataforma que prioriza a flexibilidade e a segurança no controle total das informações corporativas.

Com investimento em computação na nuvem e alto padrão de engenharia de software, o objetivo da DOTUM é promover uma experiência inovadora em gestão estratégica. Por meio do sistema desenvolvido pela empresa, é possível gerenciar dados de contabilidade, financeiro, faturamento, recursos humanos, produção e importação.

Fiscontech: automação de tarefas em escritórios contábeis

O Fiscontech coloca a tecnologia a serviço dos profissionais de contabilidade. Criado na cidade de Ji-Paraná, o sistema é totalmente direcionado às demandas do setor. Uma solução que possibilita a automação de tarefas e processos fiscais e tributários e reduz em até 35% os custos de escritórios contábeis.

O sistema disponibiliza automaticamente as notas fiscais de compras e vendas de empresas, pessoas físicas e produtos rurais. Também monitora as certidões negativas em nível municipal, estadual e federal, disparando notificações caso seja detectada alguma inconsistência.

O objetivo do Fiscontech é permitir que os escritórios contábeis dediquem menos tempo ao fisco e mais ao cliente. Para isso, ele facilita a análise da movimentação fiscal e tributária por meio de relatórios e gráficos, fornecendo informações para uma contabilidade consultiva.

NEDU: inteligência de dados educacionais

Na área da educação, a startup NEDU está se destacando com soluções inovadoras para acompanhar o desempenho dos alunos. Por meio da inteligência de dados, que inclui medição contínua e comparação entre períodos, a plataforma dá acesso a um panorama sobre engajamento e resultados.

Os recursos da NEDU também contemplam emissão de alertas sobre desempenho e dicas direcionadas para a gestão da permanência. As instituições de ensino podem tomar decisões rápidas e intervir de forma precisa, reduzindo o índice de evasão e melhorando as chances de sucesso dos alunos.

Em 2021, a startup de Porto Velho foi a vencedora da etapa nacional do GESAwards, que fomenta as edtechs mais promissoras do mundo. O resultado classificou a NEDU para a final mundial, que acontecerá em Londres, Inglaterra, em 2022.

Ping: simplificação de processos

O Ping atua na organização interna das empresas e promete um ganho de até 70% na agilidade de processos. Criado por uma startup de Porto Velho, o sistema permite uma gestão completa de documentos, com arquivamento e organização digital, assinatura eletrônica, acompanhamento de processos, análise de relatórios por setor ou usuário, entre outros recursos.

Além de eliminar 60% dos gastos com papel e insumos, o Ping traz mais segurança jurídica e aprimora a gestão de equipes.

empresas em porto velho

Você também pode gerar soluções inovadoras!

Os negócios que mostramos neste artigo são alguns exemplos de inovação que já fazem parte do ecossistema de Rondônia. Se você também quer inovar, já sabe: não é difícil achar inspiração nas empresas em Porto Velho e interior! Esteja presente nos eventos da comunidade local e você certamente vai se deparar com projetos que resolvem problemas reais com modelos de negócios inovadores.

Fique por dentro da agenda de eventos do Hub.Ro e se surpreenda com o potencial de empreendedorismo e inovação que existe na sua região!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *