O que é empreendedorismo digital e como aproveitar as oportunidades do ramo

Sumário

Embora ainda seja visto com desconfiança por pessoas mais conservadoras, o empreendedorismo digital se estabeleceu como uma das alternativas mais promissoras para profissionais que buscam oportunidades de se destacar no mercado.

Hoje, o que não faltam são exemplos de profissionais e empresas que se tornaram gigantes em seus segmentos e que iniciaram sua jornada de forma independente no ramo do empreendedorismo digital.

Ainda assim, muitas pessoas talentosas e com excelentes ideias para novos negócios digitais hesitam em se arriscar nesse novo ramo por desconhecer os princípios desse mercado e os diversos benefícios que ele pode oferecer.

Você se identifica com essa situação? Pensa em empreender, mas não sabe como ou por onde começar? 

Se esse é o seu caso, pedimos a sua atenção, pois neste conteúdo esclarecemos pontos importantes sobre o assunto. A seguir, tratamos de algumas das questões mais pertinentes para quem quer seguir as oportunidades que surgem no contexto do empreendedorismo digital!

O que é empreendedorismo digital?

Entender exatamente o que pode ser considerado empreendedorismo digital é o primeiro passo para capacitar e buscar novas oportunidades de negócios. Assim, para ir direto ao ponto, podemos definir a expressão como a capacidade de criar modelos de negócios baseados em plataformas na internet e mídias digitais.

Logo, empreender no universo digital quer dizer criar negócios que se valem de recursos tecnológicos para apresentar produtos e serviços, estabelecer parcerias, fornecer informações relevantes, interagir com potenciais clientes e realizar vendas.

Apresentado dessa forma, o empreendedorismo digital pode parecer até simples demais. Porém, esse não é um modelo amador de negócios. Para conseguir ter sucesso com um empreendimento baseado nesse modelo, é necessário muito planejamento e dedicação por parte das pessoas que empreendem. 

No entanto, vale ressaltar que os empreendimentos digitais, além de proporcionarem uma série de vantagens para os profissionais, se tornaram uma necessidade para que empresas mantenham sua competitividade e usufruam das diversas vantagens que esse modelo proporciona.

Para começar um empreendimento digital, não é necessário ter uma grande estrutura de Tecnologia da Informação ou um alto investimento financeiro. Mesmo micro e pequenas empresas podem obter excelentes resultados investindo quantias modestas para empreender pela internet e em plataformas digitais. 

Outros pontos importantes, que representam vantagens para os profissionais do meio, é a flexibilidade de atuar de qualquer lugar com acesso à internet, algo cada vez mais valorizado por pessoas que buscam melhores condições de trabalho, além da maior facilidade para alcançar um grande número de clientes e escalar as vendas de forma sustentável.

É por essas e outras razões que o empreendedorismo digital se tornou mais do que uma tendência: se estabeleceu como um modelo eficiente de gerir negócios de pequeno, médio e grande porte em diferentes países.

Quais são os tipos de empreendedorismo digital?

Em linhas gerais, existem basicamente 4 tipos de negócios que podem ser caracterizados como empreendedorismo digital

Contudo, vale ressaltar que esses 4 exemplos seriam “tipos ideais” de formas de empreender no universo digital, ou seja, são modelos de inspiração e, por isso, não delimitam todas as possibilidades. Afinal, todos os dias surgem modelos de negócios que inovam e vão mudando essas “regras do jogo”.

Produção de conteúdo para internet

A produção de conteúdo é uma atividade que vem se desenvolvendo e ganhando desdobramentos desde que a internet se popularizou. Nesse segmento, encontram-se produtores de blogs, podcasts, vídeos, cursos online e e-books (livros eletrônicos) voltados para nichos específicos do mercado.

A venda de infoprodutos é uma vertente que tem ganhado bastante espaço no mercado da produção de conteúdo. Além dos e-books, a categoria também inclui assinatura de serviços e produtos como revistas eletrônicas, cursos, mentorias profissionais e podcasts exclusivos que podem ser vendidos direto para os consumidores ou em plataformas especializadas. 

Com isso, pessoas especialistas em diversos assuntos podem começar a empreender transmitindo os seus conhecimentos para públicos que têm afinidade com os temas tratados, rentabilizando produtos e serviços via internet. 

E-commerce e marketplaces

E-commerce e marketplace são termos que se referem a coisas diferentes, mas que têm um objetivo comum: vender produtos em plataformas hospedadas na internet.

E-commerce, ou comércio eletrônico, é o termo utilizado para se referir às lojas online de empresas que vendem seus produtos diretamente para os consumidores. Já os marketplaces, ou mercados online, são plataformas de grande porte que reúnem em um site ou aplicativo produtos de diferentes empresas e fornecedores. 

No Brasil, por exemplo, temos a “Americanas”, que é uma empresa nacional, o “Mercado Livre”, que é uma empresa argentina, e a “Amazon”, uma empresa norte-americana de atuação internacional.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados segue a lógica da produção de conteúdo. Contudo, o foco do marketing de afiliados não está em produtos e serviços próprios, mas nos que são oferecidos por outras empresas.

Nesse caso, pessoas produtoras de conteúdo que se especializam em um assunto usam o seu prestígio para promover produtos de outras empresas que podem ser valiosos para o seu público na internet. Desse modo, a rentabilidade do marketing de afiliados se dá por meio do estabelecimento de parcerias entre empreendedores digitais e empresas.

Influenciador

Mesmo não sendo a única alternativa de empreendedorismo digital, os influenciadores (ou influencers) representam a parte do segmento que tem maior visibilidade e fama. De forma simplificada, são pessoas que produzem conteúdo com grande alcance e engajamento. 

Normalmente,  a atuação de influenciadores se concentra em redes sociais e plataformas como o YouTube. Essas pessoas usam o seu conhecimento e a confiança do público para promover produtos e serviços, com um grande potencial para conseguir contratos de patrocinadores e, assim, rentabilizar o trabalho realizado.

empreendedorismo digital

O que é preciso para ser empreendedor digital?

Agora você pode estar se perguntando: “Mas o que é preciso para começar a empreender no universo digital?”

Se você chegou até este ponto do texto, o primeiro passo já foi dado, que é se informar mais sobre o assunto e entender as possibilidades dos modelos de negócio para empreender na internet. No entanto, é preciso ir além. 

Para sair do zero e começar um trabalho que vai gerar resultados no futuro, você deve definir qual será o seu nicho de atuação e o que pode potencialmente oferecer de diferencial para o público desse nicho.

Em segundo lugar, o planejamento é imprescindível para estabelecer metas e alcançar certos resultados. Mas além de um planejamento voltado para os temas a serem abordados, tipos de conteúdos e periodicidade de publicações, é preciso também se preocupar com a abordagem e linguagem para se adequar ao público receptor dessas informações.

De fato, não existe receita pronta para começar a empreender nesse meio. O mais importante é que você domine os assuntos dos quais vai tratar e utilize as ferramentas corretas, sejam elas as redes sociais, as plataformas de sites ou mídias como blogs e canais em serviços de streaming (YouTube, Spotify, TwitchTV, etc.). 

Em alguns casos, quando o planejamento já possui uma consistência satisfatória, pode ser muito proveitoso para os empreendedores contar com incubadoras de negócios ou aceleradoras que vão ajudar a potencializar os resultados iniciais. 

Se você já tem ideias de como atuar com empreendedorismo digital e criar um novo negócio, pode ser um bom momento para se informar sobre as possibilidades de atuar com incubadoras ou aceleradoras. Logo, para se inteirar melhor sobre o assunto, recomendamos a seguinte leitura: “Entenda as diferenças entre incubadoras, aceleradoras, hubs de inovação e coworkings”.

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