Conheça negócios de impacto socioambiental em Rondônia

Sumário

Com a crescente preocupação sobre questões sociais e ambientais envolvidas nas atividades econômicas, atualmente, os negócios de impacto socioambiental encontram um mercado receptivo e repleto de oportunidades. Atento a essa tendência, o Hub.RO tem se destacado por ser parceiro para incubação de empresas que têm na inovação, sustentabilidade e no impacto socioambiental alguns dos diferenciais dos seus projetos.

Neste conteúdo, apresentamos os cases de negócios de impacto socioambiental do Hub.RO que são exemplo de como é possível aliar boas ideias a práticas sustentáveis. Confira as histórias do Boto ID e da City Rural e se inspire para empreender! 

negócios de impacto socioambiental

O Boto ID

O Boto ID nasceu com a proposta de ser uma marca para produtos que transmitem a identidade regional do estado de Rondônia, buscando contribuir para o seu resgate histórico, fortalecimento e divulgação. 

A ideia principal era ser uma marca de camisetas, porém, nas etapas iniciais de incubação do projeto no Hub.RO, os gestores perceberam o potencial para trabalhar com diversos itens, como canecas, ecobags, imãs, etc.

O objetivo do Boto ID não é simplesmente vender os produtos. Essa seria, de acordo com as sócias Isabele Morgado e Daniela Cândido, “a cereja do bolo”, mas o propósito central do projeto é a valorização das diferentes culturas encontradas em Porto Velho e em Rondônia.

A parceria do Boto ID com o Hub.RO aconteceu quando a empresa estava prestes a completar um ano. Nesse período, o negócio já passava por um processo de crescimento e precisava de orientação para explorar novas possibilidades de atuação e expandir de forma sustentável.

Segundo Isabele e Daniela, esse foi um momento crucial para continuar subindo degraus com o projeto, pois, com a incubação e capacitação do Hub.RO, passaram a enxergar o negócio com outros olhos e a vislumbrar possibilidades antes não imaginadas. 

Entre os pontos fundamentais de contribuição que o Hub.RO proporcionou, os mais relevantes foram a contemplação de aspectos financeiros do projeto, a definição de eixos de trabalho e a redefinição da persona. Todos esses aspectos se mostraram fundamentais para a continuidade do crescimento sustentável do Boto ID.

Na prática, o suporte oferecido pelo Hub.Ro fez o Boto ID deixar de ser uma empresa exclusivamente voltada para produção de camisetas para abraçar outros produtos que mantivessem a identificação com a região de Porto Velho e Rondônia.

As sócias apontam ainda que, hoje, trabalhar a noção de orgulho, aprofundar a identificação da população regional com a marca e viabilizar o escoamento dos produtos para todo o estado são alguns dos desafios enfrentados pelo Boto ID.

City Rural

A criação da City Rural foi uma consequência da trajetória profissional de um dos sócios, Matheus Aranha. Formado em engenharia florestal em 2020, Mateus trabalhou por algum tempo como autônomo, prestando consultoria em licenciamento e regularização ambiental e fundiária para produtores rurais.

Percebendo as demandas de produtores rurais, Matheus teve a ideia de começar uma empresa de consultoria ambiental mais dinâmica e próxima dos problemas que pequenos e médios produtores enfrentam. Assim, resolveu oferecer ajuda especializada para regularizar propriedades, documentos e licenças, como também para acessar linhas de crédito e financiamento.

Dessa forma, em 2021, nasceu a City Rural, buscando os primeiros vínculos profissionais com produtores rurais, pequenas e médias empresas e cooperativas. A principal atividade da City Rural era a regularização das propriedades e da documentação fundiária necessária para os produtores acessarem linhas de crédito e financiamento para os seus negócios. 

Nesse tipo de serviço, cada cliente passa por uma análise individual e, com base nas necessidades apresentadas, a empresa cria um projeto para resolver definitivamente os problemas ambientais e burocráticos pelos quais os produtores passam.

A parceria com o Hub.RO e a incubação foi, segundo Matheus, o passo necessário para que a ideia da City Rural tomasse uma proporção maior. 

Já durante a pré-incubação do projeto, os sócios perceberam a necessidade de dar maior atenção aos aspectos executivos do projeto, como planejamento, marketing, aceleração e financiamento.

Ao longo do processo, também enxergaram a possibilidade de aumentar o potencial do negócio com uma base de dados que integrasse os técnicos da região. O desenvolvimento dessa solução facilitou a aceleração dos projetos demandados pelos clientes segundo a especialidade, proximidade e disponibilidade dos técnicos.

A empresa ainda deu um passo além, ao oferecer como diferencial as consultorias com profissionais de outras áreas, como zootecnistas e engenheiros agrônomos. Esses especialistas ajudam os produtores a encontrar alternativas para melhorar a rentabilização das suas atividades em curto, médio e longo prazo. 

Para se cadastrar e participar da base de dados da City Rural, todos os profissionais devem informar a sua formação acadêmica e experiência. Essas informações ficam disponíveis para os clientes escolherem qual especialistas deverá ser o responsável pela sua consultoria.

Hoje, a City Rural funciona como uma plataforma digital, em que produtores e empresas podem solicitar, de forma rápida e prática, serviços especializados em áreas como: engenharia florestal, licenciamento ambiental, zootecnia, geoprocessamento e regularização fundiária. 

A City Rural se destacou como o projeto de incubação que mais cresceu no último ano entre os demais hospedados pelo Hub.RO, demonstrando como ideias inovadoras, com a orientação certa, têm potencial para se tornarem grandes negócios!

Exemplos de negócios de impacto socioambiental! Durante a pré-incubação do Hub.Ro, o Boto ID foi a startup mais engajada e o City Rural a startup que mais evoluiu.

Você também tem ideias de negócios que podem ser o próximo case de sucesso do Hub.RO? Confira neste link mais informações sobre como podemos ajudar o seu projeto a entrar e se estabelecer no mercado!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *