Os negócios com base tecnológica estão ganhando importância cada vez maior no meio do empreendedorismo. Como coworking e incubadora de negócios, o Hub.RO contribui ativamente para que Rondônia se destaque, entre os estados da região Norte, como um polo de base tecnológica para negócios inovadores.
Com o objetivo de amparar negócios em fase inicial, o Hub.RO oferece um local fértil para desenvolver ideias, criar parcerias e atrair investimentos. As empresas contam, ainda, com a consultoria de especialistas, cursos de capacitação e outros benefícios que contribuem diretamente para o sucesso dos seus projetos.
Neste conteúdo, apresentamos alguns cases de negócios com base tecnológica que são exemplos de como o ecossistema do Hub.RO está prosperando. Veja as histórias das empresas SID, Hintfy e W2Sign e se inspire para buscar o seu espaço no mercado!
SID: automação de atendimento
A SID era, inicialmente, um negócio voltado à criação de sistemas de anúncios para estabelecimentos. Porém, algumas dificuldades iniciais impediram que o negócio se desenvolvesse em todo o seu potencial.
Por isso, ao procurar o Hub.RO, o objetivo da SID era justamente buscar ajuda para o desenvolvimento das primeiras ideias que sustentariam a criação da empresa.
Com a mentoria oferecida pelo Hub.RO, e questionamentos importantes como “quem é o nosso público?” e “quais são as dores dos clientes?”, a SID percebeu a necessidade de rever o seu modelo de negócio e as soluções que seriam oferecidas aos clientes, passando então a desenvolver um produto voltado para criação de sistemas de atendimento para empresas.
A mudança do desenvolvimento de um produto voltado para criação de sistemas de anúncios para um sistema de automação de atendimento contribuiu para a SID fechar negócios com mais de 20 clientes, sem, com isso, deixar de lado a ideia inicial de um sistema de anúncios, que continua sendo um produto da empresa.
Hoje, a SID já está em processo de expansão para outras regiões do estado, chegando a fechar negócio com empresas situadas em locais fora da capital Porto Velho. Para conseguir esse desempenho, também foi fundamental estabelecer parceria com uma empresa de marketing digital, que ajudou a SID a prospectar mais clientes.
Atualmente, a SID passa por um processo de aceleração para atender a mais clientes e oferecer outros produtos, como sistema de cardápio digital, sistema de pedidos em mesas e sistema de delivery.
Hintify: conversão de vendas
O Hintify é uma plataforma que ajuda lojistas a melhorarem a experiência de compras no e-commerce e lojas virtuais. Para isso, a empresa se vale das tecnologias de IA (Inteligência Artificial) que usam o processamento de grandes volumes de dados de cliques para melhorar a taxa de retenção e conversão, e diminuir a taxa de rejeição nos sites e plataformas de vendas on-line dos clientes.
A empresa trabalha com um modelo chamado “Business to Business”, ou, em tradução livre, “de negócio para negócio”. A preocupação principal do Hintify é cuidar da experiência de compra das pessoas, contribuindo para que elas cheguem até o final da jornada, aumentando as taxas de vendas dos negócios que contratam a plataforma.
Inicialmente, o Hintify funcionava em um modelo tradicional de empresa, mas, ao entrar em contato com o Hub.RO, os idealizadores do negócio viram a oportunidade de modernizar e profissionalizar a gestão com ferramentas utilizadas por startups.
Entre as vantagens de ter participado da incubação e mentoria do Hub.RO, Guilherme Barros e Lucas Sando, sócios da empresa, destacam a aquisição de mais clientes, definição de metodologia para abordagem de potenciais parceiros, com geração de valor para quem consome, além da coleta de feedbacks para o aprimoramento das atividades e do pitch de apresentação.
Como resultado, o que Guilherme e Lucas observaram foi um aumento na retenção dos clientes e a minimização dos riscos envolvidos devido às melhorias da cadeia de processos do Hintify.
Case W2Sign
A proposta de valor da W2Sign é servir como facilitadora para assinatura e envio de documentos corporativos e legais. Os maiores benefícios da plataforma são economia, sustentabilidade e agilidade. Com essas qualidades, o objetivo da empresa é ajudar outros negócios a evitarem a perda de clientes pela demora ou falta de organização na hora de assinar contratos e encaminhar os documentos.
A W2Sign obteve destaque inicial por sua parceria com empresas que, devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), passaram a emitir diversos termos de concessão com apenas uma página.
O diferencial mais significativo da empresa é o modelo de cobrança por página, e não por documento, e os planos de assinatura. Ambas as características são essenciais para democratizar o serviço de assinatura digital e o envio de documentos. Dessa forma, clientes que antes faziam várias vias autenticadas de um mesmo documento podem replicá-lo quantas vezes forem necessárias sem pagar a mais por isso.
A empresa utiliza como método um modelo de negócio SaaS, que, pela estrutura de nuvem, permite acesso facilitado aos serviços, independente da localização em que as pessoas se encontram.
Segundo Anderson, CEO da empresa, na etapa de incubação da W2Sign, em parceria com o Hub.RO, o maior ganho foi a realização de testes e validação de metodologias que permitiram a expansão das áreas de especialização.
Em seguida, a empresa passou pelo processo de aceleração, que ajudou a prospectar novos clientes a partir da diversificação de ações de marketing, como a inclusão de CTA’s (Call to Action, ou “chamada para ação”) no final dos contratos assinados.
Com o sucesso da parceria, até mesmo o Hub.RO se tornou cliente da W2Sign, e a empresa de tecnologia estendeu a proposta aos outros negócios incubados no Hub com a oferta de 20% de desconto nos serviços da plataforma.
Você também tem ideias que podem ser o próximo case de sucesso do Hub.RO? Confira neste link mais informações sobre como a nossa incubadora pode ajudar o seu negócio a se estabelecer no mercado!
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