Muitas ideias e negócios não se concretizam devido a uma questão bastante comum: falta dinheiro para financiamento. Contudo, em muitos casos, esse problema poderia ser superado com um pouco de conhecimento sobre como conseguir investidores para um projeto.
A verdade é que existem muitas alternativas aos tradicionais empréstimos bancários para financiar um projeto. Porém, nem sempre as pessoas envolvidas com a ideia estão dispostas ou preparadas para buscar essas opções.
É nesse ponto que surge a necessidade de ir atrás de informações para entender quais caminhos que podem ser seguidos para dar vida a novos projetos.
Neste conteúdo, reunimos as principais dicas de como conseguir investidores para um projeto e destacar uma proposta!
Como conseguir investidores: alternativas mais procuradas
Para conseguir um investidor, é preciso entender que distintos perfis de projetos necessitam de diferentes tipos de investidores.
Logo, a captação de recursos via empréstimos bancários pode não ser a melhor alternativa para todo e qualquer projeto. O mesmo acontece com as demais opções, como o crowdfunding, os investidores-anjo, etc.
Portanto, a preparação deve passar por um entendimento profundo sobre o projeto em questão e, também, pela compreensão das possíveis alternativas de investidores que podem ajudá-lo a se concretizar.
Além disso, é claro, existem algumas dicas práticas que podem ajudar a destacar uma proposta, como veremos adiante.
F’s
“F’s” ou “FFF” é uma sigla criada na língua inglesa para se referir a “friends, family and fools”, ou “amigos, família e doidos”.
Bem objetiva e fácil de entender, a sigla dos F’s se refere a uma forma de conseguir dinheiro diretamente com pessoas próximas, como amigos ou parentes, evitando as burocracias e taxas juros de alguns modelos de empréstimo.
Anualmente, entre 35% a 40% das startups recebem investimentos de F’s. Contudo, vale um alerta: essa não deve ser a única alternativa procurada.
Um dos motivos é a falta de oficialização do empréstimo, o que pode causar problemas. Por isso, as opções de investimento mais seguras ainda são aquelas que possuem registro legal, com formalização de prazos, juros, participação em lucros e outros acordos.
Investidor-anjo
O investidor-anjo é uma pessoa física que usa recursos próprios para investir em projetos ainda na fase inicial, viabilizando sua concretização. Em média, investidores-anjo realizam aportes de R$20 mil a R$1 milhão em novos negócios.
Normalmente, tratam-se de pessoas empreendedoras ou ligadas a redes de negócios que optam por investir em empresas com propostas inovadoras, sem que necessariamente se qualificarem como sócios.
Capital semente
O capital semente é uma alternativa para conseguir investimentos quando um projeto ainda está no chamado “estágio embrionário”.
Normalmente, esse tipo de investimento é baseado em fundos de investimento que visam rentabilidade de longo prazo e com riscos diluídos.
Comparável à modalidade de investidores-anjo, a principal diferença aqui se dá no investimento na forma de fundos e nos valores, que podem chegar a montantes milionários.
Crowdfunding
Os crowdfundings, ou campanhas de financiamento, são, basicamente, as “vaquinhas” dos tempos modernos. Isto é: arrecadação de doações para um objetivo compartilhado.
Com a internet, ficou mais fácil encontrar pessoas interessadas em viabilizar determinado projeto. Hoje, existem diversas plataformas que ajudam a planejar a campanha de financiamento e projetar valores e recompensas para as pessoas que decidem patrocinar uma iniciativa.
Essa forma de conseguir investidores tem sido muito adotada para financiar negócios de várias áreas, desde projetos artísticos até softwares de programação e desenvolvimento de games.
Private equity
Private equity é uma modalidade de investimento voltada para empresas em forte ascensão, mas que ainda não tem capital aberto na bolsa de valores.
Os investidores que realizam esse tipo de aporte recebem, em contrapartida, uma fatia de participação no capital social da empresa.
Essa é uma alternativa procurada por empresas em processo de crescimento acelerado e que precisam rapidamente de um grande aporte para investimento em expansão e escalabilidade.
Incubadoras
As incubadoras de empresas são, em geral, ligadas a instituições de ensino ou organizações que visam estimular o empreendedorismo e a inovação.
Esses espaços têm como missão oferecer o apoio necessário para desenvolver ideias inovadoras e auxiliar empreendedores a começar um negócio do zero.
Além de disponibilizar suporte técnico e mentorias em áreas estratégicas, as incubadoras podem atuar na captação de parceiros e investidores e na identificação de oportunidades.
Aceleradoras
As aceleradoras atuam de forma semelhante às incubadoras, com a diferença de que elas também assumem o papel de investidoras, esperando, portanto, um futuro retorno financeiro.
Logo, é da natureza das aceleradoras preferir o investimento em startups com claro potencial de crescimento, escolhidas por meio de processos seletivos.
Para garantir o sucesso dos seus investimentos, as aceleradoras oferecem programas de preparação completos para as empresas e os projetos que patrocinam. Cada aceleradora costuma focar em áreas específicas do mercado, focando em empresas com propostas que se aproximem do nicho desejado.
Como conseguir investidores: dicas para apresentar sua proposta
Para concluir este conteúdo e para aumentar a atratividade do seu projeto, confira algumas dicas importantes de como conseguir investidores!
Estruture um modelo de negócios e elabore o seu pitch de apresentação
Um modelo de negócios claro, sucinto e organizado é requisito básico para que um projeto seja realmente considerado por investidores. Para organizar as informações, é possível usar ferramentas como o Lean Canvas e o Business Model Canvas.
Além disso, é necessário sintetizar a proposta do negócio em um pitch de apresentação, com os dados mais relevantes para potenciais investidores.
Apresente dados reais e detalhe as formas de retorno que os investidores terão
Ao prospectar potenciais investidores, provavelmente será necessário disponibilizar informações que não cabem em um pitch – e que precisarão ser analisadas posteriormente. Por isso, prepare um material com dados mais detalhados, que demonstrem o momento atual e as projeções de crescimento do negócio.
Entenda qual tipo de investimento mais se enquadra ao projeto
Busque identificar, nas alternativas de investimentos, quais se encaixam com o momento e o segmento do seu negócio. Lembrando que não é necessário se restringir a apenas um tipo – por exemplo, é possível receber apoio técnico de uma incubadora e, ao mesmo tempo, apresentar o projeto para investidores-anjo.
Demonstre entusiasmo, envolvimento e domínio sobre a ideia apresentada
A qualidade da comunicação é fundamental para quem busca saber como conseguir investidores para um projeto, e tanto a oratória como a apresentação pessoal são altamente valorizadas. Mas, para além da clareza, muitas vezes é o entusiasmo que faz um investidor acreditar em um projeto e decidir apoiá-lo.
Por fim, lembramos que o sucesso da captação de recursos para um novo negócio depende, em grande parte, de construir uma rede de contatos diversa e estratégica.
Então, se você quer fazer parte de uma comunidade de inovação próspera, conheça a atuação do Hub.Ro, um espaço de fomento ao empreendedorismo rondoniense, e receba o apoio que precisa para consolidar o seu projeto!
Respostas de 4
Vamos
gostei da diga. e espero que me ajuda a realizar o meu projecto
obrigada pela dica. tenho certeza com isso vou consiguir elaborar o meu projecto
Muito útil a matéria.
Estou com uma ideia ainda em fase extremamente inicial mas me ajudou a perceber como devo me organizar.
Obrigada