Empresa unicórnio: entenda o que é e conheça exemplos pelo mundo

Sumário

Não é difícil de se deparar com o termo “empresa unicórnio”, ou “startup unicórnio”, em notícias sobre empreendedorismo e no contexto de empresas de tecnologia em geral.

Mas é preciso ter cuidado para evitar que o termo se torne gasto e vazio, empregando-o de forma deliberada para falar de empresas com expectativa de grande crescimento e sucesso.

Portanto, preparamos este conteúdo para explicar quais são as características de uma empresa unicórnio. Apresentamos ainda uma listagem das principais empresas que se enquadram nessa categoria no Brasil e no mundo. Confira!

O que é uma empresa unicórnio?

O termo “empresa unicórnio” foi criado pela investidora estadunidense Aileen Lee, no artigo “Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups”, publicado em 2013, para se referir às startups avaliadas em, ao menos, 1 bilhão de dólares, sem estarem cotadas nas bolsas de valores. 

Desde então, o mercado das startups, especialmente das voltadas para o desenvolvimento de soluções digitais, cresceu para além das expectativas, levando à popularização do termo. Mas, como em muitas situações a expressão é empregada em contextos inadequados, o significado dela acaba gerando confusão.

O fato é que poucas empresas e startups conseguem a proeza de atingir uma valorização de 1 bilhão de dólares. Na época em que o termo foi criado, Lee mapeou 39 startups que poderiam ser consideradas empresas unicórnios. 

Hoje, quase uma década depois, os números são mais robustos, e a quantidade de empresas unicórnio mapeadas no mundo chega a mais de 900. 

Como as empresas se tornam unicórnios?

Naturalmente, a maioria das pessoas que empreendem ou atuam na gestão de empresas sonham em chegar ao patamar de uma empresa unicórnio. 

Assim, vale dedicar um tempo para entender quais são as características que tornam essas empresas especiais e elevam o seu potencial de valorização.

Inovação e apoio tecnológico

A inovação continua sendo um fator determinante para as empresas resolverem problemas reais e, com isso, alcançarem uma maior valorização. 

No universo das startups, a inovação pode se dar em diversas frentes, como no uso de tecnologias, exploração de setores e nichos não contemplados, uso de comunicação direta e alternativa e oferta de produtos e serviços disruptivos.

Foco nas necessidades dos clientes

Vivemos em um momento em que o mercado aspira ter a experiência dos clientes como centro das suas estratégias de marketing e vendas

Portanto, empresas unicórnios buscam desenvolver seus processos e produtos, do início ao fim da jornada, colocando as necessidades das pessoas como principal referência para a criação de soluções.

Mentalidade voltada para expansão

Mesmo quando começam pequenas, as empresas que se tornam unicórnios já adotam a chamada estratégia “get big fast” ou “fique grande rapidamente”. 

Ou seja, as empresas confiam em seu potencial e apostam em uma expansão rápida, contando com fatores como internacionalização baseada em modelos facilmente escaláveis.

Diversificação organizacional e humana

A diversidade é um valor cada vez mais importante para as empresas – que devem considerar a inclusão em todas as suas decisões, e não apenas em estratégias para campanhas de marketing. 

Já está muito evidente que equipes compostas por pessoas diversas têm maior potencial de inovação, já que a união de contextos variados abre mais possibilidades para ideias disruptivas e soluções de problemas. 

Esse aspecto da diversidade também se aplica ao uso de metodologias e ferramentas tecnológicas não tão comuns ao contexto empresarial. Essa é uma forma de expor as pessoas a situações fora da zona de conforto – o que pode fazê-las se expressar de uma maneira muito diferente da habitual.

Resiliência para incerteza

Embora as empresas sejam sempre criadas pensando em um futuro promissor, para lidar com ambientes de alta complexidade, é preciso ter consciência de que a incerteza é um fator do qual não há escapatória.

Nesse caso, as empresas unicórnios têm a resiliência como uma das suas principais características. São negócios que conseguem contornar obstáculos e se posicionar de forma consistente no mercado.

empresa unicórnio

Quais são as principais empresas unicórnio no mundo?

Algumas das principais empresas unicórnios do mundo são bastante conhecidas no Brasil – em parte porque desenvolveram soluções de escalabilidade muito rápida e em contextos variados. 

  • Bytedance: empresa chinesa de inteligência artificial.
  • Uber: empresa criada nos Estados Unidos e voltada para soluções de transporte particular e conexão de motoristas e usuários.
  • Didi Chuxing: empresa chinesa de aluguel de veículos para transporte.
  • Airbnb: plataforma para aluguel de hospedagens que conecta anfitriões e hóspedes.
  • SpaceX: empresa norte-americana de tecnologia voltada para o desenvolvimento de transporte aeroespacial.

Empresa unicórnio no Brasil: exemplos de sucesso

Internacionalmente, encontramos a maior parte das empresas unicórnio nos Estados Unidos e na China. 

No entanto, também há diversos exemplos de startups com crescimento expressivo em outros países, como Índia, Reino Unido, Alemanha e, também, no Brasil, que está entre os dez países com mais negócios considerados unicórnios.

Empresas como a 99, PagSeguro, Arco Educação e Stone, que poderiam figurar na nossa lista, deixaram de ser consideradas empresas unicórnios por terem se tornado empresas de capital aberto.

Portanto, a seleção a seguir conta somente com exemplos de empresas criadas no Brasil, que ainda não abriram capital nas bolsas de valores e já alcançaram o valor de unicórnios:

  • iFood: plataforma de delivery de comida via internet que conecta clientes, restaurantes e entregadores.
  • Gympass: plataforma com planos de assinatura para acesso a academias e estúdios associados em 14 países.
  • QuintoAndar: plataforma de aluguel e venda de imóveis que conecta proprietários e pessoas em busca de um novo imóvel para morar.
  • Loggi: plataforma de entregas via motoboys que conecta empresas e usuários.
  • Ebanx: solução para pagamentos internacionais.
  • Wildlife Studios: empresa de desenvolvimento de games mobile.
  • Loft: plataforma de compra e reforma de imóveis com inteligência artificial.
  • C6 Bank: banco digital.
  • MadeiraMadeira: plataforma online de venda de material de construção e móveis.
  • Hotmart: plataforma de venda e distribuição de produtos digitais.
  • Mercado do Bitcoin: plataforma de intermediação para negociação de criptomoedas.

Para concluir este conteúdo de forma inspiradora, vale lembrar que vários desses negócios começaram apenas com o essencial: uma ideia inovadora e muita disposição para fazer testes e aprimoramentos até chegar à solução que o mercado precisava.

Em muitos casos, as empresas unicórnios são projetos de pessoas que se inseriram em ecossistemas de inovação e contaram com o apoio de incubadoras para conseguir se estabelecer no mercado, captar investimento e começar a escalar o negócio.

Então, se você tem uma boa ideia e acredita no seu potencial para torná-la uma grande empresa, quem sabe até mesmo uma empresa unicórnio, conheça o suporte oferecido pelo Hub.Ro para empresas em estágio inicial. Você também pode falar conosco pelo WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *