Relacionamento interpessoal: qual é a importância para as empresas e como melhorá-lo

Sumário

Com uma necessidade crescente de alinhamento das atividades e do desenvolvimento de trabalho em equipe, ficou evidente para as empresas que o relacionamento interpessoal não pode mais ser negligenciado. 

Por isso, novas abordagens sobre a importância do relacionamento interpessoal vêm ganhando espaço, devido à sua capacidade de influenciar no clima interno e nos resultados obtidos pelo negócio.

Os benefícios de uma boa relação entre as pessoas que integram uma equipe se dão tanto no nível individual, quanto no nível coletivo. Por isso, não existem mais motivos para que uma empresa não se preocupe com a qualidade da relação interpessoal no ambiente de trabalho.

Neste conteúdo, buscamos esclarecer questões que podem causar dúvidas ou confusão sobre o relacionamento interpessoal em empresas e apresentamos as principais dicas de como melhorar esse aspecto da gestão. Siga a leitura para saber mais!

O que é relacionamento interpessoal em empresas?

Nos estudos de sociologia das organizações, “relacionamento interpessoal” é o conceito utilizado para se referir aos vínculos criados entre indivíduos. 

Tratando-se de seres sociais por natureza, a interação entre as pessoas é fundamental para a qualidade de vida e, consequentemente, para conseguir atingir o máximo de seu potencial. 

Portanto, a qualidade dos relacionamentos está sempre atrelada ao contexto social no qual se dão as interações e aos três componentes básicos que a compõe, sendo eles:

  • “Eu”: essência do indivíduo que impulsiona suas emoções e sua vontade de se relacionar;
  • “Outro”: a contraparte com quem se institui um vínculo; 
  • “Ambiente”: local onde se dá a relação e o contexto que influencia esse ambiente.

Naturalmente, os relacionamentos interpessoais surgem em situações diversas, sendo as principais as situações pessoais (família, amigos, colegas de escola etc.), as situações virtuais e as situações profissionais (chefes, coordenadores, colaboradores, colegas de trabalho etc.). 

Nas situações profissionais, o relacionamento interpessoal sempre será o resultado da combinação entre as variáveis citadas anteriormente e, em condições favoráveis, pode evitar conflitos, divergências e ruídos de comunicação que levam a problemas de relação e de desempenho.

Por que investir em relacionamento interpessoal é importante?

A boa qualidade das relações interpessoais em empresas é fundamental para estimular o engajamento, a identificação e o sentimento de felicidade no ambiente de trabalho. 

Com isso, a empresa estabelece as bases necessárias para melhorar o desempenho, atingir metas e conseguir alcançar os objetivos esperados a longo prazo.

Assim, entre outras, podemos destacar as seguintes vantagens de um bom relacionamento interpessoal nas empresas:

  • Mitigação de conflitos: os conflitos são moderados de forma que não se tornem um problema de convivência;
  • Promoção de bem-estar coletivo: relacionamentos interpessoais de qualidade ajudam a criar um ambiente de bem-estar, propício ao trabalho diário;
  • Aumento da cooperação: a diversidade de opiniões sobre as atividades desenvolvidas é incentivada de forma que haja um aumento na cooperação, mesmo entre posições discordantes;
  • Melhora na rotina de feedbacks: com uma boa relação interpessoal no ambiente de trabalho, as pessoas se sentem mais à vontade para dar e receber feedbacks francos;
  • Aumento da produtividade: a boa convivência entre os pares leva a uma maior produtividade devido à maior propensão a dividir tarefas e encaminhar demandas.

relacionamento interpessoal

Como melhorar o relacionamento interpessoal em empresas? 

Para concluir este conteúdo com informações importantes para a melhoria do relacionamento interpessoal em empresas, apresentamos a seguir uma seleção com as dicas mais importantes!

Escuta ativa

Escuta ativa significa não apenas ouvir o que o outro tem a dizer, mas se esforçar para focalizar nas informações do relato apresentado.

Isto é, mais do que escutar, é preciso que exista um interesse autêntico sobre quem fala e o que diz, mesmo quando não concordamos com a pessoa ou com as posições apresentadas.

A partir da escuta ativa se estabelece uma relação de confiança, na qual as pessoas se sentem à vontade para apresentar seus próprios posicionamentos, levando em consideração o que foi dito e a subjetividade das outras pessoas.

Comunicação assertiva

Assertividade na comunicação significa transmitir as mensagens e comunicados de forma clara e objetiva, reduzindo a margem para interpretações equivocadas e mal-entendidos.

Com isso, a empresa reduz os ruídos de comunicação que podem levar a conflitos entre pessoas da equipe e entre lideranças. 

Para alcançar a assertividade, a empresa pode considerar o investimento em ferramentas de integração de informações e de canais de comunicação.

Os benefícios diretos da comunicação assertiva são a melhoria na capacidade da empresa de se relacionar com as pessoas que fazem parte da sua rede, sejam colaboradores, clientes ou outros stakeholders, além de uma melhor negociação, maior credibilidade e redução de desgaste por erros.

Empatia e respeito à diversidade

A empatia é uma virtude importante para qualquer pessoa que deseja melhorar a qualidade das suas relações interpessoais.

Basicamente, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou, ao menos, de se esforçar para entender como o outro pode se sentir em determinadas situações.

Em um contexto empresarial, por exemplo, o exercício da empatia se faz muito importante para evitar que desentendimentos prejudiquem o ambiente de trabalho, tornando-o nocivo para a produtividade.

Suporte tecnológico

A evolução das tecnologias digitais trouxe diversos avanços para a rotina de trabalho nas empresas. 

Assim, os recursos que permitem uma mudança na forma como se dão as conversas e as interações entre colegas podem ser empregados para uma melhoria no relacionamento interpessoal.

Reuniões virtuais, dinâmicas de grupo e feedback, modelos de trabalho remoto ou híbrido e criação de canais digitais de comunicação institucional são algumas das formas que a tecnologia tem de aprimorar a qualidade das relações interpessoais.

Cultura de feedbacks

Por fim, não é possível falar sobre formas de melhorar o relacionamento interpessoal em empresas sem citar a cultura de feedbacks.

Em geral, as empresas, quando implementam métodos de coleta de feedbacks, não dão a atenção necessária para que as pessoas se sintam à vontade para serem totalmente sinceras em seus relatos.

Porém, quando a cultura de feedbacks é incentivada, e são criados mecanismos adequados, a melhoria na qualidade do relacionamento interpessoal é nítida.

Além disso, com uma cultura de feedbacks bem estabelecida, os gestores terão as informações necessárias para promover as mudanças que farão a diferença na qualidade das relações.

Para concluir, elevar a qualidade do relacionamento interpessoal em empresas é um trabalho que deve ser feito coletivamente e que tem importância essencial no processo de inovação. Nesse sentido, recomendamos a leitura de outro conteúdo do nosso blog, que vai ajudar você a entender como elaborar um diagnóstico de inovação para a sua empresa. Clique e confira!

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