Hubs de inovação: o que são e como apoiam a atuação de empreendedores

Sumário

Imagine um lugar onde as pessoas possam colocar as suas ideias em prática e explorar o potencial da região onde vivem. Essa é a atmosfera dos hubs de inovação. Um espaço preparado para reunir quem deseja gerar impacto na cultura e economia local por meio de negócios inovadores.

A palavra hub, em inglês, faz alusão a um ambiente central, referência em determinado aspecto. Como a atuação do hub se concentra no objetivo que motivou a sua criação, o espaço se torna especialista no assunto.    

No caso dos hubs de inovação, o foco está justamente na impulsão de negócios inovadores. As atividades desses hubs costumam ser direcionadas ao público de uma região, que pode ser um estado ou um município, de modo a gerar inovação por meio de uma rede integrada com a realidade local.  

Se os hubs de inovação despertaram o seu interesse e você deseja saber um pouco mais sobre o que pode encontrar nesses espaços e quais vantagens oferecem, continue com a leitura deste artigo. Vamos mergulhar nesse universo!

O que são hubs de inovação?

Os hubs de inovação se caracterizam como ambientes físicos ou virtuais onde pessoas de diversos meios se encontram para estabelecer conexões e gerar negócios.

A formação de um hub de negócios acontece por meio da atração de empreendedores com ideias inovadoras, que possam se transformar em empresas de rápido crescimento. São as chamadas startups, que vamos detalhar mais adiante neste texto.

Quando participam de hubs de inovação, as startups estão em contato direto com os demais agentes do ecossistema local. São empresas de médio e grande porte, investidores, além de instituições de ensino e profissionais especialistas em diversas frentes.

Ao ter a chance de se conectar com empresas estabelecidas e investidores, as startups podem apresentar as soluções que desenvolvem e captar os recursos financeiros necessários para viabilização do negócio.

Além disso, as pessoas que fazem parte do hub colaboram na criação de produtos e serviços, praticando inovação aberta e fortalecendo a cultura empreendedora da região.

Um dos caminhos possíveis para promover as primeiras conexões e iniciar a implementação de um hub é a organização de feiras de inovação. Os espaços físicos entram em cena quando a rede já está criada e pode alcançar benefícios maiores com trocas contínuas.

Startups: as estrelas dos hubs de inovação

Não há como imaginar um hub de inovação sem a participação delas: as startups. Mas, afinal, o que faz um negócio ser designado dessa forma?

Algumas características diferenciam as startups das empresas convencionais. E a principal está no modelo de negócio, que, no caso das startups, precisa reunir quatro atributos essenciais, que explicamos a seguir.

1.       Inovação

As startups entendem as necessidades dos consumidores e buscam superar as soluções oferecidas pelo mercado. Para fazer isso com uma estrutura enxuta, esses negócios apostam na tecnologia – tanto na operação interna como na entrega de valor ao cliente.

2.       Escalabilidade

A tecnologia também auxilia na escalabilidade do negócio, ou seja, na capacidade de crescer sem que os custos operacionais aumentem na mesma proporção.

3.       Replicabilidade

Os produtos ou serviços desenvolvidos por startups podem ser replicados de forma quase ilimitada mantendo as suas características iniciais.

4.       Incerteza de mercado

As startups arriscam porque entram em nichos ainda não explorados ou propõem soluções totalmente inovadoras em mercados já estabelecidos.  

Com essência disruptiva, as startups encontram nos hubs de inovação condições propícias para desenvolver e validar as suas ideias. Empresas com esse perfil precisam de estruturas dinâmicas, menos burocracia e estímulo à criatividade.

hubs de inovação

Como os empreendedores se beneficiam com os hubs de inovação

Muitos empreendedores querem ver as suas ideias se materializarem, mas não sabem por onde começar. Os hubs de inovação são espaços que recebem negócios ainda pouco maduros e oferecem oportunidades de transformá-los em startups.

Veja quais são as experiências mais significativas que os hubs de inovação podem proporcionar a quem deseja empreender.

Acesso à estrutura física

No início de uma empresa, muitas vezes não há como investir em estrutura física, o que pode afetar a operação do negócio.

Em hubs de inovação, esse não é um empecilho. Os empreendedores podem usufruir de ambientes que permitem a plena execução das suas atividades e contribuem com a produtividade.

Conexões entre startups

Os hubs de negócios possuem espaços compartilhados e realizam diversos eventos que propiciam trocas entre as pessoas que transitam pelo local.

Não é objetivo de um hub que as startups atuem de forma isolada – muito pelo contrário. O compartilhamento de informações, ideias e experiências torna o processo de inovação mais rico. E também cria um contexto favorável para parcerias.

Contato com mentores

Em muitos casos, as startups começam com pessoas que criam uma solução para a área na qual já atuam. São profissionais técnicos, que conhecem as demandas de um ramo específico, mas não entendem sobre tudo que envolve a gestão de uma empresa.

Nas atividades de um hub de inovação, os empreendedores conhecerão pessoas com vasta experiência em negócios e poderão encontrar verdadeiros mentores para agregar à sua jornada. 

Oportunidade de investimentos

Quando integram a rede de um hub de inovação, os empreendedores se tornam visíveis a quem pode disponibilizar recursos para fazer o negócio prosperar.

Grandes empresas se interessam por soluções que resolvam demandas internas ou do seu público-alvo. Já investidores estão frequentemente de olho em modelos de negócios com alto potencial de retorno.

Além dessas alternativas, existem órgãos de fomento que lançam editais e linhas de crédito. Informações como essas ficam muito mais acessíveis quando se está inserido no contexto de inovação.

hubs de inovação

Vantagens para outros agentes do ecossistema

Não são apenas as startups que colhem frutos da participação ativa em hubs de inovação. De forma direta ou indireta, toda a comunidade da região é impactada de forma positiva pelas conexões geradas nesses espaços.

Como já mencionamos, empresas de estrutura tradicional se beneficiam com a cultura empreendedora dos hubs – podem, inclusive, internalizar práticas e soluções desenvolvidas pelas startups.

O desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que utilizam tecnologia de ponta, gera empregos qualificados na região onde o hub atua, além de chamar a atenção de investidores. Ou seja, movimenta a economia local.

De forma resumida, os hubs de inovação criam um efeito de rede, em que as startups atraem capital e esse movimento engaja outros empreendedores ao ecossistema. A inovação se fortalece, assim como todas as pessoas envolvidas e o entorno. 

Conheça o Hub.Ro em Rondônia

A cultura do empreendedorismo inovador está sendo construída em Rondônia, deixando evidente que os moradores têm um enorme potencial para mostrar do que são capazes. E a criação do Hub.Ro em Porto Velho é um forte exemplo disso. O espaço tem como principal missão impulsionar o empreendedorismo inovador da região oferecendo suporte a micro e pequenas empresas rondonienses em estágios iniciais e também fomentando startups e negócios de impacto.

coworking

 O Hub.Ro está localizado no Shopping Porto Velho, ao lado do “Tudo Aqui”.

O Hub.Ro é aberto a todos que queiram desenvolver ideias e negócios. Os visitantes podem usufruir de um ambiente que respira inovação, através do espaço colaborativo local e da conexão entre startups e mentores por meio de programas de capacitação. O coworking do Hub.Ro é gratuito e os visitantes também podem agendar e usar as salas para reuniões.

Venha conhecer nosso espaço, descubra como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio e faça parte de uma comunidade empreendedora ativa!

Uma resposta

  1. Presto consultoria para um associação que engloba grande número de empresas. Gostaria de trocar ideias sobre a criação de um Hub de Inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *