Como preparar um pitch para o seu negócio

Sumário

Muitas vezes, a ideia de ter que preparar e apresentar um pitch causa apreensão nas pessoas responsáveis pela gestão e prospecção de um negócio. Mas, quase sempre, esse desconforto está relacionado à insegurança sobre as informações levantadas e de falar sobre elas publicamente.

Por outro lado, se a preparação do pitch é feita adequadamente, não há porque ter receios. Além disso, os pitches de negócios são justamente uma oportunidade de mostrar os diferenciais de uma empresa de forma clara, rápida e objetiva, qualidades essenciais no mundo competitivo das corporações.

Então, se o seu negócio chegou ao estágio em que é necessário criar formas práticas de captar investidores ou potenciais clientes, pedimos a sua atenção na leitura dos próximos tópicos. Neles, vamos ajudar você a entender o que é um pitch, qual a sua importância prática e como preparar um a partir de um passo a passo simples!

O que é um pitch?

Não existe segredo para entender o que é um pitch. Basicamente, ele é um método para criar apresentações rápidas sobre um determinado negócio. 

Usado tanto para captação de clientes como de investidores, a função essencial de um pitch é mostrar em um discurso breve, objetivo e prático por que um determinado negócio merece a atenção do público.

Contudo, fazer um discurso sucinto e efetivo nem sempre é tão fácil como parece. Por isso, para criar um pitch, é preciso tomar cuidados com a linguagem, a sequência lógica e a relevância das informações, o objetivo da mensagem, e, é claro, a estética visual da apresentação.

Também é recomendado conhecer os tipos de pitch e saber qual melhor atende a cada objetivo da comunicação. Assim, os pitches se tornam uma ferramenta importante para conseguir atingir clientes e investidores em um mundo repleto de estímulos que disputam a atenção das pessoas.

Com pitches bem elaborados e pensados para cada situação, as empresas aumentam as suas chances de conquistar reconhecimento e uma boa reputação no mercado empreendedor. Por esse motivo, especialmente startups e empresas nos primeiros anos de atividade, precisam se dedicar ao planejamento e à criação de um pitch. 

pitch

Quais são os tipos de pitch?

Os pitches não se resumem a apresentações de slides nas quais são inseridas informações sobre a empresa, como produtos, serviços, missão, objetivos, diferenciais, etc.

Naturalmente, as apresentações de slides cumprem um papel importante em determinados contextos de um negócio. Todavia, o ideal é que sejam produzidas diferentes versões do pitch de negócios para uso em situações diversas.

Veja a seguir alguns exemplos dos diferentes tipos de pitch que você pode usar no seu negócio!

Elevator pitch

O Elevator pitch, também chamado de “pitch de elevador”, consiste em um discurso de até um minuto, concentrado na proposta de valor do negócio e em pontos-chave que devem despertar o interesse das pessoas.

Nesse caso, o objetivo é aproveitar um curto espaço de tempo para apresentar o negócio para investidores que podem ajudar a impulsionar o negócio. 

Por isso, é fundamental que o discurso preparado seja curto e objetivo, além de usar gatilhos para deixar a pessoa interessada em obter mais detalhes em uma conversa futura.

One-sentence pitch

Como o próprio nome sugere, o “one-sentence pitch” é um pitch de apenas uma sentença que precisa resumir de forma clara qual é a proposta do negócio.

Essa sentença pode ter até três linhas, mas o ideal é que ela seja a mais curta possível. A função dessa frase se compara ao slogan de uma empresa. Ou seja, é uma forma marcante de o público rapidamente conhecer e fixar o que a empresa faz e o que a diferencia no mercado.

Esse tipo de pitch também é muito útil porque pode ser facilmente adaptado para vários tipos de apresentações, contribuindo para fixação do conceito da empresa.

Pitch deck

O pitch deck é, talvez, o tipo de pitch mais “clássico”, feito em forma de apresentação em slides (entre 10 e 20). 

Nesse caso, o objetivo é apresentar a proposta de valor do negócio, os seus diferenciais, seus objetivos, suas projeções e outras informações consideradas relevantes para clientes ou investidores. 

Porém, assim como o elevator pitch, o pitch deck deve provocar o interesse e a curiosidade para conexões futuras, favorecendo o contato mais próximo com potenciais clientes e investidores.

Em geral, um pitch deck deve reunir e apresentar informações como:

  • Problema
  • Proposta de valor
  • Modelo de negócio
  • Cenário de competição
  • Equipe
  • Diferenciais
  • Métodos de captação de recursos

Como fazer um pitch para startups e novas empresas?

A criação de um pitch eficiente para a apresentação de uma startup ou de um novo empreendimento deve seguir uma estrutura lógica e compreensível.

Confira a seguir as etapas essenciais dessa estrutura!

Oportunidade

Todo negócio se trata de uma oportunidade. Então, sendo o objetivo do pitch captar a atenção e o interesse de potenciais clientes e investidores, naturalmente, a apresentação deve começar pela oportunidade que a empresa oferece. Em geral, isso está diretamente ligado a um problema identificado no público que o negócio pretende atender.

Solução

Em seguida, para manter o interesse das pessoas, é preciso apresentar qual é a solução oferecida para aproveitar essa oportunidade de negócio. Ou seja, como a empresa ajudará a resolver o problema do seu público. 

Uma empresa de serviços de energia solar, por exemplo, oferece a oportunidade de reduzir os gastos com energia elétrica, um problema comum em grandes empresas. Como solução, oferece os produtos e serviços para instalação de sistemas de energia solar. 

Diferenciais

Nesse momento, é importante mostrar ao público que o seu negócio oferece uma oportunidade e uma solução melhor que os concorrentes do mesmo segmento.

Para isso, naturalmente, o pitch deve reforçar os diferenciais competitivos frente a empresas que já atuam no mesmo segmento.

Viabilização

Com a descrição da oportunidade, das soluções e dos diferenciais, você consegue dar um grande avanço na criação de um bom pitch. No entanto, para realmente convencer as pessoas, um pitch deve também contemplar as formas de viabilização dos projetos do negócio.

Isso pode ser demonstrado por meio da apresentação de protótipos dos produtos, mapas mentais da prestação de serviços, mapeamento de investidores e formas de financiamento, projeção de lucros, etc.

Diversificação

A diversificação é a última etapa! Com a definição dos elementos acima, a equipe de prospecção e vendas já terá material suficiente para produzir diversos tipos de pitches, que podem ser adaptados e utilizados para diferentes contextos de captação de clientes ou investidores. 

Por fim, é importante ressaltar que, à medida que o negócio se desenvolve e novos fatores se tornam relevantes, os pitches devem ser revisados para atualizar informações e dados.

Sabemos que os primeiros meses são os mais determinantes para o sucesso de uma startup ou de um novo negócio, e a elaboração dos pitches é apenas um dos processos fundamentais nessa jornada. 

Então, se você trabalha em um novo negócio e acredita no seu potencial de crescimento, venha conhecer o Hub.RO e descobrir as vantagens de contar com uma incubadora de negócios inovadores.

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