Há poucos anos atrás, o trabalho remoto era realidade para poucas pessoas. Mas agora, a situação está muito diferente! Vários fatores influenciaram a mudança: maior adesão ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo, flexibilização das empresas e fechamento de escritórios em razão da pandemia. Esse cenário tem impulsionado a procura por coworking no mundo todo, inclusive no Brasil.
Ter acesso a um espaço físico, com estrutura adequada para trabalhar, continua sendo uma necessidade de empresas e profissionais. O que está sendo questionado, cada vez mais, são as despesas e as responsabilidades que implicam na manutenção de um escritório físicos. Os coworkings são alternativas que atendem às mesmas demandas, mas com muito menos encargos.
Na verdade, um coworking não apenas reproduz a estrutura de escritórios, mas também possui características próprias. A principal vantagem desse modelo de trabalho é a participação ativa em uma comunidade que estimula a inovação. Esse diferencial tem sido observado desde 2005, ano que marcou o início do coworking moderno com a abertura do San Francisco Coworking Space, nos Estados Unidos.
Os dados mais atuais, disponibilizados pelo Global Coworking Map, indicam a existência de 2.259 espaços de coworking, em 117 países. Não faltam opções para quem deseja explorar o que esses ambientes têm a oferecer.
Acompanhe este artigo para saber tudo sobre coworking e como fazer parte de um!
O que é um coworking?
Em inglês, coworking quer dizer “trabalhando junto”. Na prática, existem muitas maneiras de definir o que é cowoking, mas a mais utilizada faz referência a um espaço físico compartilhado por empresas e profissionais de diferentes áreas. Tal estrutura é muito similar a um escritório tradicional, com a diferença de que são pessoas de negócios diferentes utilizando as mesmas salas e mesas.
De modo geral, a proposta de um coworking interessa a negócios e profissionais independentes, que precisam do suporte de um espaço físico para execução do trabalho, seja pela internet de alta velocidade ou pelas salas de reunião que permitem recepcionar clientes e fornecedores. Pelo fato de compartilharem os ambientes, conseguem usufruir dessas comodidades sem se preocupar com custos altos ou burocracia.
Além da questão operacional, os coworkings também contam com outros atrativos. Como o fluxo de pessoas é contínuo e variado, esses espaços propiciam a criação de uma vasta rede de contatos. Naturalmente, ocorre uma intensa troca de conhecimento e experiências, que faz com que a atmosfera do lugar seja muito propícia à criatividade e inovação.
É por esses motivos que a palavra coworking também é associada a um movimento de pessoas que buscam desenvolver atividades e negócios de forma colaborativa. O espaço físico compartilhado funciona como um facilitador desse processo.
Como funciona um coworking
O modo de funcionamento dos coworkings costuma seguir um padrão. São oferecidos planos, que variam conforme os benefícios e a carga horária escolhida para utilização do espaço. Geralmente, há bastante flexibilidade: é possível adquirir uma diária ou planos mensais, com ou sem limite de horas.
Em relação ao local de trabalho, também existem opções: estações rotativas, fixas em mesas compartilhadas ou salas privativas. O investimento feito pela empresa ou profissional depende de todas essas variáveis, que devem ser definidas caso a caso.
Para profissionais que usam o coworking apenas alguns dias no mês e levam o próprio equipamento, uma estação rotativa é suficiente. Já negócios que possuem equipes estabelecidas e precisam de certa privacidade, as salas exclusivas podem ser uma alternativa interessante.
As salas de reunião, que são parte da estrutura de um coworking, ficam disponíveis para aluguel por hora. Em alguns planos mensais já está inclusa uma quantidade específica de horas para uso dessas salas. As áreas comuns – que são diferentes em cada espaço – costumam ficar liberadas e, com frequência, recebem eventos para integração da comunidade.
Quais são as principais vantagens de um coworking
A experiência de participar de um coworking pode ser muito positiva, tanto para o desenvolvimento de negócios como para o aperfeiçoamento pessoal. As condições favorecem a criação de um ambiente próspero, principalmente para empresas que estão se inserindo no mercado ou profissionais que querem se consolidar em um campo de atuação.
Benefícios para empresas
- Bom custo-benefício para usufruir de um espaço físico.
- Infraestrutura adequada para a operação administrativa de um negócio.
- Facilidade para aquisição de planos e acesso às comodidades, sem qualquer envolvimento com a rotina de manutenção do espaço.
- Endereço fiscal e de correspondência.
- Ambiente adequado para recepção de clientes e fornecedores.
- Oportunidades de conexão com uma rede ampla de empresas e profissionais, o que contribui para estabelecer parcerias estratégicas, mentorias e até mesmo investimentos.
- Participação em eventos de inovação e workshops com especialistas de diversas áreas.
- Imersão em uma comunidade que estimula a colaboração.
Benefícios para profissionais
- Foco nas atividades, especialmente para pessoas que trabalham em casa e se distraem constantemente com outras tarefas.
- Produtividade: melhor aproveitamento do tempo dedicado às entregas profissionais.
- Socialização e ampliação da rede de contatos, o que pode gerar novas oportunidades de trabalho.
- Criatividade: na troca com outras pessoas, o repertório se expande e a imaginação ganha outros estímulos e possibilidades de expressão.
Como se inserir em um coworking
Os coworkings estão se disseminando rapidamente pelo mundo, assumindo um papel de grande relevância nos novos modelos de trabalho. Esses espaços fomentam o empreendedorismo e a inovação e, por isso, tendem a se destacar ainda mais no futuro. Se você quer fazer parte desse movimento, não tem segredo! É só seguir as etapas que explicamos a seguir.
Faça uma pesquisa dos coworkings que ficam próximos da região onde você mora e escolha o que se mostrar mais conveniente. Entre em contato, peça informações e marque uma visita. Se gostar, comece participando de eventos ou trabalhando no local por alguns dias para sentir como você se adapta ao ambiente. Para seguir no espaço de forma regular, adquira um plano mensal que atenda às necessidades da sua rotina.
Em Porto Velho, você pode aproveitar um coworking muito bem localizado e preparado para dar suporte às micro e pequenas empresas locais.
Conheça o Hub.Ro e saiba como se inserir no ecossistema de inovação rondoniense!