Proposta de valor é um termo amplamente conhecido e utilizado no universo dos negócios e da inovação, mas que pode causar dúvidas em quem está começando a trilhar um percurso no empreendedorismo.
Por ser um conceito central para qualquer negócio que está começando ou que busca um maior reconhecimento, saber o que é e como definir a proposta de valor de uma empresa é fundamental para que ela se diferencie dos concorrentes no mercado e busque uma posição de destaque.
Neste conteúdo, explicamos o que é proposta de valor, por que toda empresa deve ter uma e apresentamos algumas dicas para ajudar a definir a proposta do seu negócio!
Continue a leitura para entender como aliar o conceito de proposta de valor ao sucesso da sua empresa!
Proposta de valor: por que toda empresa deve ter uma?
Para entender por que toda empresa deve ter uma proposta de valor, vamos primeiro entender o que é esse conceito!
Basicamente, a proposta de valor é a atividade de apresentar ao mercado, de clientes a investidores, a ideia de um negócio e por que ela é relevante para as pessoas.
Ou seja, é um texto ou apresentação que deve resumir o motivo pelo qual uma marca, seus produtos e seus serviços são relevantes, bem como os benefícios que a empresa oferece se diferenciam de outros negócios que atuam na mesma área.
Assim, a proposta de valor deve estar presente em discursos e posicionamentos, além de todos os momentos de interação da empresa com a comunidade.
O conceito existe há muitas décadas, mas com as mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas nas relações de consumo, ele ganhou ainda mais importância e centralidade.
Afinal, com mercados cada vez mais competitivos e com menos limitações geográficas, a competição entre novos empreendimentos se tornou mais acirrada, e se destacam aqueles que têm proposta de valor mais alinhada com as expectativas do público. Uma das principais preocupações das pessoas na atualidade são as questões sociais e ambientais, que não podem ser ignoradas pelas empresas.
Muito embora o conceito possa parecer óbvio, várias empresas não entendem o que é a proposta de valor, nem reconhecem a sua importância, e confundem o conceito com outros aspectos do negócio, como missão e objetivo.
Por isso, qualquer empreendimento, esteja na incubação ou já atuando no mercado há algum tempo, precisa elaborar uma proposta de valor que reflita os seus diferenciais e a sua importância para a comunidade na qual se insere.
Proposta de valor: como criar
Para criar uma proposta que de fato corresponda aos valores da empresa e ao que ela propõe para se diferenciar das concorrentes, alguns passos são essenciais.
Então, muita atenção aos próximos tópicos! Neles apresentamos as práticas indispensáveis para criar uma proposta de valor que seja representativa e atrativa para clientes, investidores e para todo o público que se interessa pelos seus produtos ou marca.
Investigue as dores do público
A única razão para existirem serviços dos mais variados tipos é que eles atendem às necessidades e dores de um público em particular. Além disso, as pessoas tendem a dar preferência às marcas com as quais mais se identificam.
Por isso, empresas que atuam no mesmo segmento podem ter propostas de valor diferentes, focando nas dores e necessidades de um grupo específico de consumidores.
Logo, o primeiro passo para criar uma proposta de valor é investigar e identificar as dores do público para descobrir quais são os diferenciais que ele espera encontrar em negócios de um determinado segmento.
Elabore a persona
Persona é outro conceito que se tornou central para as estratégias de marketing no contexto de digitalização das empresas. O processo consiste na elaboração de um perfil aprofundado do cliente que, além das dores e necessidades, descreve também outros aspectos relevantes para definir a abordagem ideal na hora de apresentar a proposta de valor e os produtos e serviços que a empresa oferece.
Assim, para elaboração da persona, é necessário levantar informações detalhadas sobre o perfil da pessoa que representa o “cliente ideal” – aquele que mais tem chance de estabelecer relação com a empresa. É possível incluir na elaboração da persona ocupação, nível de escolaridade, idade, objetivos, dificuldades, etc. Com isso, a empresa tem mais dados para definir o que deve ser destacado na proposta de valor e como ela deve ser apresentada.
Defina os benefícios do produto ou serviço
Para que a proposta de valor tenha mais apelo, é muito importante que sejam destacados os benefícios considerados exclusivos, que só a sua empresa pode oferecer.
E isso não quer dizer destacar o que os produtos ou serviços realizam, mas sim o porquê de eles oferecerem valores com os quais as pessoas desejam se associar.
Uma empresa que oferece alimentos orgânicos, por exemplo, não deve destacar apenas que os seus produtos não levam agrotóxicos na sua produção, mas que, ao se tornarem clientes, as pessoas incentivam uma cadeia que respeita o meio ambiente e valoriza o trabalho da agricultura familiar.
Atente-se para a linguagem
Por fim, na hora de elaborar a proposta de valor, deve-se ter especial atenção com a linguagem utilizada.
Para sensibilizar o público, além de uma linguagem acessível e alinhada com a persona, é muito importante que a descrição da proposta de valor seja clara e objetiva, evitando interpretações que fogem do que é a intenção da empresa.
Essa dica ainda é válida para outros momentos em que a comunicação se faz importante, como nas ações de marketing e nas reuniões com potenciais investidores.
Proposta de valor: dicas extras para ajudar na definição
Para finalizar este conteúdo, decidimos apresentar algumas dicas extras que vão ajudar na definição:
- Pense na estrutura: para que a proposta seja facilmente compreendida, a estrutura de apresentação deve ser bem concisa, organizada em título, subtítulo, texto, tópicos e imagens.
- Observe a concorrência: idealmente, a proposta de valor deve ser totalmente original para se diferenciar da concorrência. Portanto, observar outras empresas é uma das formas de identificar como seu negócio pode superar as expectativas das pessoas.
- Diversifique as formas de apresentação: uma proposta de valor que se resume a um slide em uma apresentação é útil, mas pode ser limitante. Por isso, sempre que possível, diversifique a forma de apresentação, recorrendo a imagens, conteúdos para redes sociais, infográficos, pitches, etc.
Então, ficou claro o que é e como você pode começar a elaborar a proposta de valor da sua empresa? Sabemos como o universo do empreendedorismo é multifacetado e desafiador! Por isso, aproveitamos para convidar você a conhecer o Hub.RO e fazer parte da comunidade empreendedora mais ativa de Porto Velho.
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