Saiba como fazer uma ideia de negócio acontecer

Sumário

Quando você pensa sobre empreendedorismo, consegue imaginar como um negócio começa? Mesmo com todo o imaginário que existe a respeito do assunto, o início de uma empresa ou um projeto consiste, basicamente, em uma ideia. É claro que, a partir disso, é preciso ir em frente e descobrir na prática como fazer uma ideia de negócio acontecer.

A verdade é que a mente humana tem uma enorme capacidade de gerar ideias criativas e visionárias, que podem amadurecer e se transformar em um negócio. Esse processo é viável para você, que está lendo este texto, e provavelmente para a maioria das pessoas que você conhece.

Empreender não é algo restrito a poucos. Essa concepção até pode ser comum, mas reflete um ponto de vista limitado. É possível olhar para o empreendedorismo de modo estruturado e simples – acessível a todos que desejam criar um negócio do zero.

Existem muitos caminhos para fazer uma ideia de negócio acontecer. Algumas dicas são úteis para quem está dando os primeiros passos e se depara com as incertezas ao longo da caminhada. É por isso que resumimos, neste texto, as informações mais importantes que você precisa saber sobre como fazer uma ideia de negócio acontecer. Aproveite a leitura!

Perfil empreendedor de que faz uma ideia de negócio acontecer

Será que só algumas pessoas possuem perfil empreendedor? Antes de responder essa pergunta, vamos entender do que se trata empreendedorismo. De modo abrangente, empreender está ligado à disposição para identificar problemas reais e propor soluções de mercado e abordagens inovadoras para resolvê-los. 

Uma pessoa não precisa necessariamente abrir um negócio para demonstrar espírito empreendedor. Isso pode acontecer em qualquer situação do dia a dia que envolva decisões e mudanças.

A partir desse ponto de vista, todas as pessoas são potenciais empreendedores. Algumas características, quando bem desenvolvidas, ajudam a lidar com a realidade muitas vezes desafiadora do empreendedorismo: confiança, coragem para arriscar, protagonismo e resiliência.

Como gerar uma ideia de negócio

Não existem segredos ou técnicas mirabolantes para se ter uma ideia de negócio, mas há um consenso em relação ao que funciona na maioria dos casos. E o primeiro ponto é que as melhores ideias surgem de uma observação atenta do entorno e das próprias experiências.

Esse olhar sensível ajuda a identificar problemas que podem gerar ideias de negócios. É algo natural, espontâneo, e pode vir à tona a qualquer momento! Por isso, é importante registrar as ideias assim que elas aparecem. Anote todas as suas percepções, sem avaliar o que faz mais sentido ou tem chance maior de dar certo.

Tome cuidado com a crítica excessiva durante o processo criativo. Algumas ideias de negócio precisam de tempo e apoio para serem construídas. Por isso, deixe de lado a insegurança, converse com outras pessoas e compartilhe as suas ideias. Valorize a contribuição dos outros – essa é uma grande oportunidade de aperfeiçoamento.

Como fazer a primeira análise de uma ideia de negócio

Quando você sentir que chegou a hora de investigar se a sua ideia é interessante em termos de negócio, inicie a análise por meio das seguintes perguntas.

– Por que você deve investir nessa ideia?

Saiba o que impulsiona você a se esforçar para fazer essa ideia de negócio acontecer. Tente ser específico – encontre os motivos que explicam por que você se sente motivado a seguir adiante com a ideia. É essa clareza que vai sustentar todo o processo!

Por outro lado, avalie se a sua ideia de negócio atende, de fato, a alguma demanda real. Entenda a fundo qual problema você está buscando resolver.

– A sua ideia tem condições de se tornar um negócio?

Verifique se o ambiente em que você está inserido permite a viabilização do negócio. Isso inclui legislação, tecnologia disponível no mercado e acessibilidade ao público-alvo.

Além disso, entenda como você pode testar e implementar a sua ideia. Em modelos de negócios inovadores, uma das ferramentas utilizadas nessa parte do processo são os testes de hipóteses de problema

– Qual é o diferencial da sua ideia?

Conheça muito bem o mercado em que está entrando para conseguir se posicionar de forma diferenciada. Informe-se sobre as estratégias da concorrência e descubra as lacunas que ainda estão em aberto no segmento – seja pela falta de soluções ou pela ineficiência das que já são oferecidas. Com essas informações, você pode trabalhar a originalidade da sua ideia.

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3 dicas para fazer uma ideia de negócio acontecer

Já sabe em qual ideia apostar? Então não perca tempo e vá para a ação! O negócio começa a tomar forma quando você passa a transformar uma ideia em um produto ou serviço que pode ser comercializado. Veja a seguir quais são as nossas dicas para acertar o rumo na fase prática.

1.       Valide a sua ideia

Mesmo que você tenha segurança na sua ideia, a única forma de saber se existe potencial para o negócio é testando na prática. Não espere até conseguir a estrutura ideal para validar a sua ideia – o risco é muito grande.

Estude as metodologias ágeis e aposte na criação de um produto mínimo viável (MVP). Distribua para as pessoas, acompanhe a experiência delas, pergunte o que pode ser melhorado. Se perceber que errou, mude a ideia e repita o processo.

2.       Use ferramentas de guias

Descreva de forma visual todas as informações sobre o seu negócio: mercado, concorrentes, descrição dos produtos ou serviços oferecidos, segmento de clientes, fornecedores, estrutura organizacional, estratégia de marketing, cenário financeiro e projeção de retorno.

O modelo de negócios Canvas funciona como um guia para você e todas as pessoas que fazem parte do negócio. Também é uma ferramenta valiosa para apresentar a empresa, já que detalha a proposta de trabalho e traz um panorama dos resultados esperados.

3.       Busque apoio

Não há como empreender sozinho! Antes de buscar ajuda, você precisa entender qual tipo de apoio pode entregar aquilo que você precisa para se fortalecer, sejam recursos financeiros, ferramentas ou competências.

Existem muitos meios de conseguir parcerias para um negócio. Você pode se unir a um sócio, apresentar o seu projeto a investidores, fazer parte de incubadoras ou aceleradoras. Considere todas as alternativas para saber em qual apostar.

Você já conhece o Hub.Ro? Somos um espaço de fomento ao empreendedorismo e oferecemos suporte às micro e pequenas empresas que estão dando os primeiros passos no mercado. Saiba como a gente pode apoiar o seu negócio!

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