O final do ano chegou e essa é a oportunidade perfeita para começar o planejamento da sua empresa para o próximo ano. É um momento de observar os erros e acertos do ano, revisar as suas metas e estipular novos objetivos para o ano seguinte.
Somente com um planejamento bem executado é possível acompanhar o desempenho da empresa, se ela está seguindo com o que foi estipulado, além de ser de extrema relevância para lidar com momentos de crises que podem vir a acontecer durante o ano. Dessa maneira, as empresas podem crescer de maneira organizada e alcançar seus objetivos de forma eficaz.
Se você ainda não sabe por onde começar a planejar o próximo ano do seu negócio, não se preocupe! Nesse artigo traremos 4 dicas que podem ajudá-lo a se organizar e se preparar para impulsionar sua empresa. Confira!
FAÇA UMA AVALIAÇÃO DO ÚLTIMO ANO
O primeiro passo para seguir em frente é olhar para trás e avaliar o último ano. É importante avaliar:
- O desempenho financeiro, operacional e estratégico do último ano;
- Identificar o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado;
- Verificar metas alcançadas e não alcançadas;
- Considerar feedbacks de clientes, funcionários e outras partes interessadas.
Ao fazer essa análise, a empresa consegue ter um parâmetro de como e por onde começar as estratégias para o próximo ano, no que investir novamente, no que é preciso melhorar e como executar, para não não errar novamente no próximo ano.
ESTABELEÇA METAS E OBJETIVOS
Estabelecer metas é o segredo para que a empresa consiga alcançar seus objetivos. Sem a definição de metas e objetivos é impossível saber se a sua empresa está no caminho certo, portanto, aproveite o momento de planejamento e estabeleça as metas de curto, médio e longo prazo para o seu negócio.
Certifique-se de estabelecer metas específicas, mensuráveis e alcançáveis, capazes de motivar toda a sua equipe para atingir esses objetivos. Uma boa dica para tornar as metas em realidade é fracionar os objetivos em períodos de tempo:
- Curto prazo: ações que devem ser executadas no prazo de 3 até 6 meses;
- Médio prazo: atividades com duração de 1 até 3 anos;
- Longo prazo: metas que precisam ser cumpridas em cerca de 5 anos.
DEFINA PLANOS DE AÇÃO
De nada adianta definir as metas e os objetivos do negócio para o próximo ano, se não for estipulado os planos de ação para alcançá-los.
Um plano de ação nada mais é do que uma sequência cronológica de ações necessárias para atingir um certo objetivo. Além disso, ele também deve apontar os responsáveis por desenvolver cada uma delas e acompanhar o andamento de um projeto, para que se possa atingir os melhores resultados.Uma boa dica é utilizar a ferramenta de gerenciamento de processos, chamada de CICLO PDCA para essa definição e acompanhamento dos planos de ação!
MONITORE SEUS RESULTADOS
Monitorar metas e objetivos é uma parte crucial do processo de gestão, pois permite que você avalie o progresso, faça ajustes quando necessário e garanta que a empresa esteja no caminho certo para alcançar suas metas. Existem algumas estratégias para monitorar os seus resultados, como:
- Utilize softwares de gestão de projetos, ferramentas de análise de dados e dashboard;
- Agende reuniões regulares para revisar o progresso em relação às metas;
- Promova a transparência: mantenha todos os membros da equipe informados sobre o progresso em relação às metas;
- Obtenha feedbacks, aprenda com a experiência da equipe e use esse feedback para aprimorar os processos;
- Mantenha o foco nos objetivos de longo prazo: lembre-se de que o monitoramento não se trata apenas de metas de curto prazo, é importante que cada ação esteja alinhada com os objetivos estratégicos de longo prazo da empresa.
Ao seguir essas etapas, sua empresa estará mais preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o novo ano pode apresentar para a sua empresa. Lembre-se de que o planejamento é um processo contínuo, e é importante revisar e ajustar os planos conforme as condições mudam.