Inovação e tecnologia são forças complementares – uma impulsiona a outra. Mas, no dia a dia de uma empresa, isso nem sempre acontece. A tecnologia é utilizada apenas para apoiar funções operacionais, e há pouco espaço para explorá-la de forma inovadora. É aí que entram os hackathons, ou seja, eventos que reúnem pessoas empenhadas em solucionar desafios específicos por meio de ideias disruptivas.
Os hackathons precisam seguir alguns princípios para serem denominados desse modo. Em essência, são verdadeiras maratonas de inovação, que estimulam as pessoas a gerar o máximo de ideias possíveis em determinado tempo, em um ambiente que promove colaboração e competitividade.
Quer saber mais sobre os hackathons? Siga com a leitura até o final e você entenderá o que são esses eventos e como acontecem na prática.
O que são os hackathons
Os hackathons são maratonas intensivas de inovação, que podem durar 24h, um final de semana ou uma semana inteira. A intenção do evento é reunir pessoas de áreas diversas, dividi-las em equipes e desafiá-las a propor ideias, seguindo um tema central que tem relação com as demandas de um ecossistema.
A proposta dos hackathons surgiu nos Estados Unidos, em 1999. Inicialmente, o foco das maratonas era atrair profissionais e entusiastas de programação (chamados de hackers) para participarem de uma competição tecnológica. Nasceu, então, um estilo de evento que recebeu o nome de hackathon, junção de dois termos em inglês: hack, que faz referência à programação com alto nível de especialidade, e marathon, que significa maratona.
O conceito foi bem recebido e, durante os anos 2000, os hackathons se disseminaram pelo mundo e se tornaram práticas recorrentes de grandes empresas de tecnologia, como Facebook e Google. Foi, inclusive, uma maratona interna que originou o primeiro esboço do Gmail.
Atualmente, os hackathons envolvem a área de tecnologia, mas não se limitam a isso. A intenção das maratonas é gerar inovação para resolver problemas, sejam internos de uma empresa ou de uma comunidade. O formato de competição pode ser replicado com os mais variados objetivos, e ganha potencial quando os participantes são provenientes de diferentes contextos profissionais e de vida.
A própria dinâmica do evento já costuma chamar a atenção das pessoas. Mas os hackathons também incluem a oferta de recompensas às equipes vencedoras, que pode ser um prêmio em dinheiro ou até mesmo a contratação dos integrantes para integrar o time de uma empresa.
Formatos de hackathons
Embora todos os hackathons tenham características similares, há algumas distinções em relação ao formato do evento. Essa definição depende principalmente de qual público se deseja alcançar e interfere na complexidade da fase operacional. O formato deve ser decidido por quem está à frente da organização, com base no desafio estipulado para a maratona.
Veja a seguir quais são os formatos habituais de hackathons:
Clássico
Nesse modelo, o hackathon acontece em um espaço físico disponibilizado pela organização. As pessoas se encontram nesse local e ficam concentradas pelo tempo estabelecido para o evento. Todas as etapas acontecem no mesmo lugar, desde o lançamento do desafio até a premiação dos vencedores. A estrutura deve atender a todas as necessidades dos participantes e, preferencialmente, criar um ambiente agradável e estimulante.
On-line
Ao contrário do modelo anterior, no formato on-line, toda a dinâmica do hackathon acontece remotamente. Para viabilizar esse tipo de evento, é preciso disponibilizar estrutura tecnológica prevendo todas as fases, como a comunicação entre os integrantes de cada equipe e a avaliação das propostas.
Interno
Os hackathons internos foram realizados dentro da entidade organizadora, como empresas ou universidades, e estimulam o intraempreendedorismo. Podem participar da maratona apenas pessoas que já fazem parte desse ecossistema específico e, geralmente, os desafios estão associados à realidade interna.
Externo
Nos hackathons externos, o público é mais amplo. Qualquer pessoa interessada em participar da maratona pode se inscrever para integrar uma equipe. Esse modelo pode acontecer no formato tradicional ou on-line, o que muda consideravelmente a dimensão do evento.
Como funcionam os hackathons
Na prática, você imagina como um hackathon acontece? Acompanhe os tópicos abaixo para entender como funcionam as principais fases da maratona, desde os preparativos até a execução.
Definição do desafio
Tudo começa pela escolha do desafio que conduzirá o evento, que pode ser amplo ou específico. Por exemplo, é possível pedir aos participantes que criem soluções para resolver um problema logístico de uma empresa ou para minimizar o impacto da pandemia nas populações mais vulneráveis.
Especificação de formato, regras e cronograma
Com o desafio em mente, a organização do evento pode decidir qual é o formato mais adequado – interno ou externo, clássico ou on-line. Logo depois, já é possível se concentrar nos detalhes: quais regras os participantes devem seguir, quem serão os mentores e avaliadores, qual premiação os vencedores receberão e quando tudo acontecerá.
O cronograma do evento precisa ser divulgado com antecedência, em tempo hábil para que os interessados em participar da maratona possam se inscrever.
Execução do evento
É nessa etapa que o hackathon se materializa! Os integrantes são distribuídos em equipes e recebem as ferramentas necessárias para participar em igualdade de condições. O tempo estipulado para a maratona começa a ser contado e as equipes trabalham em propostas inovadoras com o auxílio de mentores.
Ao final do evento, os projetos são apresentados e avaliados com base em critérios predefinidos. No fechamento da maratona, acontece o anúncio dos vencedores.
Vantagens de promover hackathons
Assim como qualquer tipo de evento, os hackathons exigem bastante dedicação dos organizadores. Mas existem inúmeras recompensas, tanto para a entidade promotora quanto para os participantes. Confira a seguir algumas das vantagens das maratonas de inovação.
- Geração de um alto volume de ideias com potencial para solucionar problemas em um curto espaço de tempo.
- Identificação de oportunidades para inovar e criar vantagem competitiva em determinado segmento.
- Seleção de talentos para integrar a equipe de uma empresa ou para implementação do projeto.
- Troca de conhecimento e experiências entre os participantes, ampliando a rede de contatos.
- Estímulo à cultura de inovação.
- Impacto positivo no ecossistema que enfrenta o desafio central do evento.
Esses são só os benefícios mais significativos, mas os hackathons propiciam experiências únicas para cada participante.
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